
O Arquivo Histórico de Balneário Camboriú, localizado no prédio da Biblioteca Pública Machado de Assis, na Terceira Avenida, entre as ruas 2.500 e 2.550, foi ‘palco’ de uma formação para professores de História da rede municipal de ensino de Balneário Camboriú, nesta segunda-feira (22).
Através dos servidores da Fundação Cultural, os professores passaram por uma formação para conhecer melhor o Arquivo Histórico, que é um recurso valioso para os profissionais da educação.
No Arquivo há aproximadamente 100 mil documentos em uma variedade de suportes, incluindo materiais audiovisuais, fotográficos, jornais, atas, plantas heliográficas, mapas e cartões-postais, além de uma diversidade de materiais informativos.

A instituição pode também inspirar a criação ou organização de arquivos setoriais nas escolas ou em bairros.
O Arquivo Histórico não é apenas um ‘depósito de documentos’, ele abriga a memória de Balneário Camboriú, é um espaço para pesquisa, além de difundir a cultura.
Para os professores, ele se torna um parceiro essencial na criação de atividades educativas, no desenvolvimento de conteúdos ricos em informações, dados e imagens, e ainda através de visitas monitoradas que ampliam e consolidam o aprendizado.
Na formação houve ainda uma oficina, onde os participantes tiveram acesso a jogos pedagógicos elaborados pela equipe do Arquivo Histórico e tiveram a oportunidade de manusear bens do acervo.
