VÍDEO – Lula mostra o processo de recuperação das obras destruídas em 8/1

A tela “As mulatas”, de Di Cavalcanti, uma das obras danificadas por bolsonaristas. Foto: reprodução

Dois anos após os ataques golpistas de 8 de janeiro de 2023, o presidente Lula (PT) anunciou a devolução de obras de artes e outros itens históricos vandalizados pelos bolsonaristas. Um dos principais símbolos, o relógio histórico de Balthazar Martinot foi restaurado na Suíça e sua recuperação foi definida pelo presidente como “Um marco de resiliência e reconstrução”.

Em vídeo publicado nas redes sociais, o petista mostrou a evolução dos processos de restauração, com o próprio Lula, dizendo logo após os atentados, que é necessário “não permitir que o povo esqueça que no dia 8 de janeiro de 2023 um grupo de pessoas irresponsáveis tentou dar um golpe de Estado neste país”.

“Dois anos depois da tentativa de enfraquecer a democracia, de deixarem um rastro de destruição e de tentarem, com o ódio, sufocar a esperança, seguimos na defesa intransigente da democracia e do nosso país” iniciou o presidente no X, antigo Twitter.

“Hoje, entregamos ao povo brasileiro parte do seu patrimônio que tentaram destruir. A nossa resposta aos ataques antidemocráticos é a união, a solidariedade e o amor. E assim seguiremos”, escreveu.

Na peça audiovisual, há também o relato de uma funcionária do Palácio do Planalto que participou do processo de limpeza após a intentona: “Chega me dói, né? Quando eu vi isso ontem na televisão, [fiquei] muito triste. Com 20 anos aqui, a gente nunca viu um negócio desse”, lamentou.

Por fim, o governo também destacou a parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para a recuperação das obras de arte. O trabalho contou com uma equipe de dez restauradores da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

“Uma história tão marcante, tão importante para o país, tão importante para esse momento, para esse retorno de questões que ficaram tão apagadas por algum tempo”, relatou Karen Valleda, coordenadora do Curso de Conservação da Ufpel, que participou da parceria.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Adicionar aos favoritos o Link permanente.