Moradores combatem fogo sozinhos e reclamam de bombeiros em Los Angeles: ‘salvando os ricos’

Bombeiros andam por um bairro fechando válvulas de gás em casas enquanto o incêndio Eaton continua queimando em Altadena. Foto: Divulgação

Os moradores de Altadena, bairro situado em Los Angeles, Califórnia, enfrentaram uma situação angustiante ao apagar focos de incêndio que ameaçavam suas casas, enquanto reclamavam da ausência de bombeiros na região. A área foi uma das mais atingidas pelo incêndio Eaton, o quarto mais destrutivo da história da Califórnia, que causou a destruição de milhares de estruturas e deixou um saldo de seis mortes.

O incêndio Eaton teve início na terça-feira (7), e rapidamente se espalhou por Pasadena e Altadena, alimentado pelos ventos fortes. O incêndio devastou mais de 5.000 estruturas em Pasadena, destruindo bairros inteiros e deixando um rastro de destruição. De acordo com o Departamento de Florestas e Proteção contra Incêndios da Califórnia (CalFire), o fogo se tornou um dos mais devastadores da história do estado.

Moradores da região de Altadena, como o professor Nicholas Norman, de 40 anos, relataram uma grave falta de apoio dos bombeiros. “Não vimos um único bombeiro enquanto jogávamos baldes de água para defender nossa casa das chamas”, afirmou Norman em entrevista à AFP.

Ele também criticou a resposta das autoridades, alegando que os bombeiros estavam concentrados em áreas mais ricas e deixaram os moradores comuns lutando sozinhos contra o fogo. “Eles estavam muito ocupados em Palisades salvando as propriedades dos ricos e famosos e deixaram que nós, pessoas comuns, queimássemos”, desabafou.

Uma casa intacta do lado de outra reduzida a escombros pelo incêndio Eaton em Altadena. Foto: Divulgação

Enquanto Altadena enfrentava a batalha contra o incêndio, o bairro de luxo Pacific Palisades, conhecido por abrigar casas de celebridades, também foi severamente atingido. O incêndio destruiu inúmeras residências, incluindo a casa do ator Mel Gibson.

A situação nas áreas afetadas tem sido extremamente crítica, com cinco focos de incêndio ainda ativos na região. Apesar dos esforços das autoridades e bombeiros, a situação continua difícil. Apenas 15% do fogo foi contido até o momento, de acordo com as autoridades locais.

O xerife Robert Luna descreveu a devastação, afirmando: “Parece que uma bomba atômica atingiu essas áreas.” A cidade de Pasadena teve mais de 180 mil pessoas evacuadas devido aos riscos iminentes, e imagens de áreas destruídas começaram a circular nas redes sociais, mostrando a intensidade do fogo.

Conheça as redes sociais do DCM:

Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo

🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Adicionar aos favoritos o Link permanente.