A Lua está ameaçada por Elon Musk? Cientistas colocam satélite natural na lista de ‘ameaçados’ por temerem estrago

A mais recente lista de patrimônios ameaçados do World Monuments Fund (WMF) trouxe uma inclusão inusitada: a Lua. Agora em 2025, o satélite natural da Terra foi colocado ao lado de locais históricos terrestres devido às preocupações de que atividades espaciais privadas e futuras missões possam causar danos irreparáveis aos artefatos deixados por expedições anteriores.

O local de pouso da Apollo 11, por exemplo, abriga pegadas humanas e objetos históricos, como a placa memorial dedicada a astronautas e itens usados pelos pioneiros espaciais em 1969. Segundo o WMF, o avanço de empresas como a SpaceX, de Elon Musk, e a iminente missão Artemis III da NASA em 2027 representam um risco crescente para esses vestígios.

“A inclusão da Lua na lista reflete a necessidade urgente de protocolos internacionais para proteger nosso patrimônio compartilhado”, afirmou Bénédicte de Montlaur, presidente-executiva da WMF.

Leia mais:

  • O preocupante alerta de médium espiritual, amigo de Chico Xavier, feito há mais de 10 anos para este 2025
  • Setembro Amarelo: 5 sinais para identificar a depressão
  • 5 sinais de que sua tristeza não é normal e na verdade se trata de depressão sorridente
  • 3 sinais de que seu filho adulto precisa de ajuda; saiba como agir

Na última quarta-feira (15), a SpaceX lançou dois módulos lunares privados, intensificando as preocupações sobre o impacto de explorações comerciais no satélite. A perspectiva de turismo espacial e missões recreativas também alarma cientistas, que temem a remoção de artefatos e a destruição de pegadas icônicas.

“Explorações futuras sem regulamentação podem comprometer essa herança cultural única”, alertou Montlaur. Atualmente, a Lua é desgovernada por leis terrestres, o que dificulta a criação de diretrizes para preservar seus locais históricos.

Além da Lua, a lista do WMF em 2025 inclui locais como a Casa dos Professores em Kiev, na Ucrânia, e a Cidade Velha de Antakya, na Turquia, devastada por um terremoto em 2023.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.