Rovers da NASA encontram terreno com sinais da existência de água em Marte: “É a única explicação lógica”

Marte era um planeta habitável? Responder a essa pergunta exigiu décadas de pesquisa para a comunidade científica da Terra. Anos de pesquisas, descobertas e avanços sérios não deram uma conclusão certa à questão.

No entanto, descobertas importantes foram feitas em torno de outra questão que surge do original: Marte alguma vez teve água? Tudo parece indicar que análises recentes de fotos tiradas pelo rover Curiosity da NASA encontraram terreno com formas que apenas o líquido vital poderia ter criado.

Clique para receber notícias de Tecnologia e Ciências pelo WhatsApp

Segundo as imagens publicadas pela NASA, o terreno com o qual o rover foi tirado deveria ser indultado pela presença de água e também de vento, o que sugere que existia uma atmosfera e uma camada de ozônio, capazes de preservar o estado líquido deste elemento,. estabeleceu-se em um reservatório gigante.

Segundo El Debate, as ondulações foram captadas no que teriam sido as margens de vários lagos. É uma das primeiras vezes que foram encontrados indícios da existência de água, em estado líquido, já que anteriormente foram encontrados vestígios de gelo no planeta vermelho.

Antiguidade da água em Marte

Estimativas científicas, baseadas em imagens do Curiosity da NASA, indicam que a água em Marte teria existido há 3,7 mil milhões de anos.

“O formato das ondulações só poderia ter se formado sob a água exposta à atmosfera e sob a ação do vento”, disse Claire Mondro, especialista em sedimentologia e processos de superfície em Marte e pesquisadora de pós-doutorado no Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech). .

“Prolongar o período de presença da água líquida amplia as possibilidades de habitabilidade microbiana mais tarde na história de Marte”, revela o especialista.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.