Desabamento de ponte: chefe e 3 servidores do Dnit no TO são afastados

Ponte JK, na divisa entre Tocantins e Maranhão, após desabamento
Ponte JK, na divisa entre Tocantins e Maranhão, após desabamento – Reprodução

O ministro dos Transportes, Renan Filho, determinou o afastamento do superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) no Tocantins, Renan Bezerra de Melo Pereira, em meio às investigações relacionadas ao desabamento da Ponte JK, que conecta o estado ao Maranhão. Com informações da Folha de S.Paulo.

A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta sexta-feira (17) e tem validade inicial de até 60 dias, com possibilidade de prorrogação por igual período.

A Ponte JK desabou no dia 22 de dezembro, resultando em pelo menos 14 mortes. O acidente ocorreu por volta das 14h50, no vão central da estrutura de 533 metros de extensão, derrubando cerca de dez veículos, incluindo três caminhões carregados com substâncias perigosas: aproximadamente 25 mil litros de agrotóxicos e 76 toneladas de ácido sulfúrico.

A ponte, que integra a rodovia BR-226 e é fundamental no trajeto entre Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA), foi inaugurada em 1961 e não suportava mais o crescente fluxo de veículos e cargas, conforme informou o Ministério dos Transportes.

Além do superintendente, outros três servidores do Dnit no Tocantins foram afastados por determinação publicada no DOU e assinada pelo diretor-geral do órgão, Fabrício de Oliveira Galvão. Entre os afastados está o responsável pelo serviço de manutenção da ponte. O afastamento, assim como o do superintendente, tem prazo inicial de 60 dias e pode ser estendido.

O desabamento da Ponte JK gerou a instauração de duas investigações. A Polícia Federal apura as responsabilidades pelo incidente, enquanto o próprio Dnit abriu uma sindicância interna. A comissão responsável tem 120 dias para concluir a análise e apresentar os resultados.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Adicionar aos favoritos o Link permanente.