Ibovespa Futuro cai com mercado atento ao cenário internacional e política doméstica

O Ibovespa Futuro opera em queda nos primeiros negócios desta terça-feira (21), com investidores globais tentando assimilar o discurso e primeiras ordens do presidente dos EUA, Donald Trump.

Na cena nacional, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem reunião pela manhã com diversos ministros, e à tarde se encontra com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

Na véspera, Lula advertiu seus ministros que não quer mais a publicação de portarias e medidas pelos ministérios sem que passe antes pela Casa Civil.

Após a reunião ministerial, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, disse que o governo federal fará o que for necessário para garantir o equilíbrio das contas públicas, destacando que esse é um compromisso do presidente.

Às 9h07 (horário de Brasília), o índice futuro com vencimento em fevereiro recuava 0,49%, aos 123.080 pontos.

Nos EUA, o Dow Jones Futuro operava com alta de 0,38%, S&P500 avançava 0,34% e Nasdaq Futuro subia 0,41%.

Ibovespa, dólar e mercado externo

O dólar à vista operava com alta de 0,35%, cotado a R$ 6,062 na compra e na R$ 6,064 venda. Na B3 o contrato de dólar futuro de primeiro vencimento caía 0,21%, a 6.075 pontos.

Os mercados da Ásia-Pacífico fecharam majoritariamente em alta, enquanto os investidores aguardavam mais clareza sobre as políticas do presidente dos EUA, Donald Trump, após sua posse.

Alguns bancos centrais na Ásia irão se reunir no final desta semana. Espera-se que o banco central da Malásia mantenha sua taxa de juros em 3% na quarta-feira. O Banco do Japão realizará sua próxima reunião de política monetária entre os dias 23 e 24 de janeiro. O governador do BOJ, Kazuo Ueda, sinalizou intenções de aumentar as taxas. Já a autoridade monetária de Cingapura se reunirá na sexta-feira.

Os preços do petróleo operam em baixa, enquanto os investidores digeriam uma série de promessas e ordens executivas de Trump, incluindo planos para aumentar a produção doméstica.

As cotações do minério de ferro na China fecharam em alta pela nona sessão consecutiva, uma vez que Trump não impôs tarifas imediatamente aos parceiros comerciais.

(Com Reuters)

The post Ibovespa Futuro cai com mercado atento ao cenário internacional e política doméstica appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.