NASA revela imagem chocante de Suni Williams realizando uma caminhada espacial fora da ISS

A astronauta Suni Williams vive uma fase complicada em sua carreira profissional. Ela foi uma das astronautas selecionadas pela empresa Boeing Space para ir ao espaço na cápsula Starliner, que chegou à Estação Espacial Internacional (ISS) em junho de 2024. Problemas com a acoplagem causaram tanto o astronauta de 59 anos, como seu parceiro Butch Wilmore ficará preso na periferia do nosso planeta.

A missão duraria uma semana, duas no máximo. Mas a situação agravou-se e oito meses depois eles ainda estão presos, esperando por uma vaga em um dos navios para poder voltar para casa.

Clique para receber notícias de Tecnologia e Ciências pelo WhatsApp

E embora isto possa parecer uma tragédia, é complexo também porque não esperava ficar tanto tempo, a estadia torna-se suportável com missões emocionantes como a que protagonizou na semana passada.

Juntamente com seu parceiro, Nick Hague, eles substituíram um conjunto de giroscópio que ajuda a manter a orientação do posto orbital. Foi a quarta caminhada espacial de Hague e a oitava de Williams. A NASA transformou esse fato na imagem do dia, que compartilhamos com vocês a seguir.

“Williams e Hague também instalaram patches para cobrir áreas danificadas dos filtros de luz no telescópio de raios X NICER (Neutron Star Interior Composition Explorer), substituíram um dispositivo refletor em um dos adaptadores de acoplamento internacionais e verificaram as áreas de acesso e as ferramentas de conexão que os astronautas usarão para manutenção futura do Espectrômetro Magnético Alfa”, informou a NASA em seu blog oficial.

Quando eles retornam à Terra?

Já se passaram oito meses desde uma missão que deveria durar pouco mais de uma semana. A NASA, através dos seus canais oficiais, exibiu um vídeo dos dois astronautas, no qual se percebe que ambos estão otimistas e tranquilos, depois de no início de novembro de 2024 a comunidade científica ter sido alertada sobre o estado de saúde de Suni Williams.

Esses vídeos da astronauta trabalhando na ISS demonstram que ela ainda é ideal para os protocolos da NASA.

O complexo cronograma das viagens espaciais dificultou o retorno de Suni e Butch. O único espaço disponível lá é em março deste mesmo 2025. Eles tentarão retornar à terra firme em uma cápsula SpaceX Dragon, com a missão Crew-10 da empresa de Elon Musk.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.