Após desprezo de Trump, PT resgata fala de Lula que detona postura de Bolsonaro diante dos EUA

Presidente Lula critica postura de submissão aos EUA em entrevista concedida enquanto estava preso em Curitiba – Foto: Reprodução

Após Donald Trump declarar que os EUA “não precisam do Brasil”, o PT resgatou uma entrevista de 2019 em que Lula criticava a submissão brasileira aos interesses americanos. No material, compartilhado pelo partido, Lula afirma: “Quem tem que fazer pelo Brasil somos nós. Acabar com o complexo de vira-lata e levantar a cabeça”.

Gravada enquanto estava preso em Curitiba, a entrevista de Lula foi concedida ao El País e à Folha de S.Paulo. Ele criticou Bolsonaro por sua postura diante dos EUA e por gestos como bater continência à bandeira americana. A fala viralizou nas redes após ser compartilhada por líderes do PT, como Gleisi Hoffmann e Humberto Costa.

A declaração de Trump ocorreu durante sua posse como presidente dos EUA, quando afirmou que “eles precisam da gente mais do que nós deles”. A fala gerou críticas no Brasil.

Jair Bolsonaro, com o passaporte retido desde 2023, não participou da cerimônia de posse e enviou Michelle Bolsonaro e Eduardo Bolsonaro como representantes.

Para o governo Lula, as declarações do chefe de Estado americano são vistas com preocupação, mas a estratégia é manter cautela.

Conheça as redes sociais do DCM:

⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo

🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Adicionar aos favoritos o Link permanente.