Oscar: Marcelo Rubens Paiva homenageia a mãe, Eunice Paiva, que inspirou “Ainda Estou Aqui”

O escritor Marcelo Rubens Paiva e uma foto de Eunice Paiva pequena
O escritor Marcelo Rubens Paiva e a mãe dele, a ativista Eunice Paiva – Reprodução/TV Globo

O escritor Marcelo Rubens Paiva, autor do livro Ainda Estou Aqui, que inspirou o filme de Walter Salles, usou sua página no X/Twitter para compartilhar uma foto de sua mãe, Eunice Paiva. É a história da advogada, viúva do ex-deputado Rubens Paiva, que é contada no longa indicado a três categorias do Oscar 2025.

A lista de indicados ao prêmio foi divulgada nesta quinta-feira (23) e a obra brasileira concorre à estatueta de Melhor Atriz com Fernanda Torres, Filme Internacional e Melhor Filme. Esta última é a maior categoria da premiação e é a primeira vez que um filme brasileiro entra nessa disputa.

Marcelo Rubens Paiva optou por não escrever nada no post ilustrado pela foto de sua mãe, mas falou algumas palavras em conversa com o g1: “O mundo nunca precisou tanto de uma Eunice Paiva e uma Fernanda Torres. Inteligentes, democratas, guerreiras, coerentes, ativistas e felizes”.

Em cerca de nove horas, o clique de Eunice Paiva acumula mais de 880 mil visualizações e 111 mil curtidas. A ativista se tornou um símbolo da luta contra a ditadura após ter o marido torturado e morto por militares. Ela também fez parte da comissão Mortos e Desaparecidos, que reconhece vítimas da ditadura até hoje.

Ainda Estou Aqui é dirigido por Walter Salles e é o primeiro longa original Globoplay. O livro que deu origem ao filme foi lançado por Marcelo Rubens Paiva em 2015 e narra a busca da protagonista por justiça.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Adicionar aos favoritos o Link permanente.