Petróleo cai após Trump pedir que Opep reduza preços

Donald Trump em discurso remoto no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça
Donald Trump em discurso remoto no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça – Reprodução

O preço do petróleo registrou queda de 1% nesta quinta-feira (23), após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pedir à Arábia Saudita e à Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) a redução dos custos durante seu discurso no Fórum Econômico Mundial, realizado em Davos, na Suíça. Com informações do UOL.

A incerteza gerada pelas tarifas e pelas políticas energéticas propostas por Trump levantou preocupações sobre o impacto no crescimento econômico global e na demanda por energia, pressionando ainda mais os preços do petróleo.

  • Petróleo Brent: queda de 0,71 centavos (0,9%), cotado a 78,29 dólares por barril.
  • Petróleo WTI (West Texas Intermediate): queda de 0,82 dólar (1,09%), cotado a 74,62 dólares por barril.

Durante o evento, Trump anunciou que solicitaria à Arábia Saudita e à Opep medidas para reduzir o custo do petróleo. A declaração gerou reações mistas.

“O pedido de Trump para baixar os preços do petróleo será naturalmente bem recebido pelos consumidores e pelas empresas, mas será recebido com cautela pelo setor de petróleo dos EUA e por outros fornecedores globais”, destacou Clay Seigle, especialista em segurança energética do Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais.

Especialistas do setor alertam que a queda nos preços pode impactar a viabilidade econômica de novos projetos globais de petróleo e gás, cuja demanda por investimentos é crescente.

De acordo com a Administração de Informações sobre Energia (AIE), os estoques de petróleo bruto nos Estados Unidos atingiram o nível mais baixo desde março de 2022 na última semana, apesar da desaceleração na atividade de refino. Entretanto, a redução ficou abaixo das expectativas do mercado:

  • Estoques de derivados diminuíram
  • Estoques de gasolina apresentaram aumento

Priyanka Sachdeva, analista sênior de mercado da corretora Phillip Nova, destacou que as tarifas comerciais impostas pelos EUA podem afetar negativamente o crescimento da demanda global por petróleo. Além disso, Trump afirmou que poderia impor novas tarifas como parte de sua pressão contra a Rússia, caso o país não avance em um acordo para encerrar o conflito na Ucrânia.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Adicionar aos favoritos o Link permanente.