Bloco Chega o Rei realiza o Festival “Chega Na Chuí”

O Bloco Chega o Rei realiza o Festival “Chega Na Chuí”, no sábado, dia 8 de fevereiro de 14h às 20h, na Praça Chuí, Bairro João Pinheiro, em Belo Horizonte. A banda promete levar ao público os grandes sucessos do Rei Roberto Carlos e outros Reis e Rainhas da música brasileira, contagiando adultos, crianças e idosos. A apresentação será totalmente gratuita e aberta a todo o público. E inclui ações de acessibilidade, como banheiros químicos para deficientes físicos e cadeiras perto do palco para a população idosa. Vale dizer que este é um público que sempre comparece de forma muito numerosa em apresentações do Bloco. 

Não só. O momento também pode ser considerado uma mostra do que os alunos aprenderam durante as aulas de musicalização que o Bloco ofereceu nos meses de novembro, dezembro e janeiro. O Chega O Rei é um coletivo inclusivo que executa músicas de Roberto Carlos e outros reis da Música Popular Brasileira. Caso do rei do baião, Luiz Gonzaga. Isso através de arranjos originais que permeiam o samba, ciranda, maracatu, funk, marchinha, ijexá e congo.

Início

O grupo Chega o Rei surge a partir da vontade de se criar um bloco para homenagear o cantor, movimentar culturalmente e promover e ações sociais na regional Noroeste de BH. “O Bloco possui uma forte relação com o bairro João Pinheiro e regiões adjacentes onde o evento ocorrerá. Desse modo, é referência musical e cultural não só durante o Carnaval, mas por todo o ano”, explica Fabrício Moraes, coordenador, guitarrista e cantor do Bloco.

A intenção dos criadores do bloco é a descentralização do carnaval de rua, a democratização do acesso a espetáculos musicais e a formação de novos talentos através de oficinas de percussão. Essa ação finaliza do projeto “Bloco Chega o Rei – Roberto Carlos em Ritmo de Carnaval”, do edital LPG 08/2023 – Territórios e paisagens culturais, que contou também com a realização das oficinas de musicalização e percussão voltadas para o público PCD (Pessoas com Deficiência Física). 

Musicalização

O Bloco, que é inclusivo, realizou oficinas de musicalização e percussão voltadas para o público PCD (Pessoas com Deficiência Física) na E. E. Sandra Risoleta de Lima Hauck, localizada no bairro Vila Oeste, em Belo Horizonte. Desse modo, foram oferecidas seis aulas. Daí, as pessoas beneficiadas integraram a bateria do Bloco para a formação de um carnaval inclusivo. “Com atividades lúdicas e divertidas, os alunos ganham mais autonomia, segurança… (Tal qual) exploram habilidades e trabalham dificuldades através da arte. Além de ser uma forma de democratizar o acesso dos recursos para o público PCD (Pessoas com Deficiência Física)”, explica Fabrício Moraes. 

Oficinas

Vale destacar que o Coletivo Chega o Rei realiza oficinas gratuitas para o público geral todas as quintas-feiras, na Praça Chuí, João Pinheiro, das 19h às 21h30, ressalta Karla Nádila, produtora do bloco.

Serviço

Festival “Chega Na Chuí”

Quando. Sábado, dia 8 de fevereiro, de 14h às 20h

Onde. Praça Chuí, Bairro João Pinheiro, em Belo Horizonte

Quanto. Gratuito

The post Bloco Chega o Rei realiza o Festival “Chega Na Chuí” appeared first on Culturadoria.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.