Grupo Sarandeiros apresenta “Alumiar”

O Grupo Sarandeiros retorna ao palco do Grande Teatro do Palácio das Artes com o espetáculo “Alumiar”. Em uma apresentação única no dia 9 de fevereiro de 2025, às 19h, o grupo celebra as manifestações culturais do boi no folclore brasileiro. A sessão integra a Campanha de Popularização do Teatro e da Dança de Belo Horizonte. Em cena, 60 dançarinos executam 13 coreografias. Já cinco músicos interpretam ao vivo as canções – desde “Acalanto”, de Dorival Caymmi, até as dos agrupamentos Garantido e Caprichoso, de Parintins.

“As manifestações relacionadas ao boi, que ao mesmo tempo assustam e inspiram as festas, ajudam a construir o imaginário coletivo e estão presentes em ocasiões tão diferentes como o Natal, o Carnaval e os festejos juninos”, comenta o professor Gustavo Côrtes, da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO), responsável pela dramaturgia e direção geral de Alumiar. O espetáculo tem direção artística de Petrônio Alves. A direção musical é de Tatá Sympa.

A iniciativa

O projeto, que estreou em 2023, é uma iniciativa do Grupo Sarandeiros, vinculado à UFMG, e reflete 44 anos de dedicação à valorização e disseminação da cultura brasileira. Desde sua criação em 1980, o grupo une arte, educação e cidadania, tendo recebido prêmios nacionais e internacionais, como o título de Melhor Grupo no Festival Mundial de Culturas, no Canadá, em 2014.

O grupo carrega em sua história uma relação especial com a Campanha de Popularização do Teatro e da Dança. “Em 2000, o Sarandeiros foi o primeiro grupo de dança a integrar a Campanha com o espetáculo “Profano e Sagrado”, que até então se dedicava apenas ao teatro. A estreia no festival foi histórica para o grupo que hoje acumula mais de 16 turnês internacionais e possui uma projeção como um dos melhores grupos folclóricos do mundo”, conclui Gustavo Côrtes.

Grupo Sarandeiros

Há 44 anos o Grupo Sarandeiros desenvolve trabalho educacional e artístico na UFMG. Criado em 1980 pelas professoras Vera Soares e Marilene Lima, na EEFFTO, o  projeto tem referência na diversidade de ritmos do Brasil. Assim, visa ao ensino, à produção de conhecimento e à extensão nessa área. O trabalho passou a ser coordenado pelo professor Gustavo Côrtes, atual diretor da EEFFTO – gestão 2021/2025, em 1997. No exterior, fez 16 turnês nos últimos 26 anos. Em 2014, arrebanhou o prêmio de melhor grupo no Festival Mundial de Culturas, no Canadá.

O trabalho do Sarandeiros é marcado por aprendizagem, trocas e, acima de tudo, construção de novos conhecimentos, sempre em perspectiva interdisciplinar. É também instrumento de exercício da cidadania e de valorização da cultura brasileira, tem enfoque social e de promoção de saúde, por meio do Grupo Sarandoso (destinado a idosos) e do projeto Dança na UFMG, oferecidos gratuitamente à comunidade. Monografias, artigos e pesquisas são desenvolvidos pelos bolsistas, com temas relacionados à inserção acadêmica e artística da dança e do folclore.

Serviço

Grupo Sarandeiros apresenta espetáculo “Alumiar” – 50ª Campanha de Popularização do Teatro e da Dança

Onde. Grande Teatro Palácio das Artes – Av. Afonso Pena, 1537, Centro

Quando. Dia 9 de fevereiro, domingo, às 19h

Quanto. adquiridos antecipadamente pelo site vaaoteatromg.com.br ou nos postos do Sinparc pelo preço popular de R$25, ou nas bilheteria bilheteria do Palácio das Artes.

Classificação: Livre

Duração: 60 minutos
Siga nas redes sociais @sarandeiros

The post Grupo Sarandeiros apresenta “Alumiar” appeared first on Culturadoria.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.