Entidade denuncia suposta seguradora ligada à Pablo Marçal por atuação irregular

O empresário e influenciador Pablo Marçal (Foto: Facebook/Pablo Marçal)

A Fenacor (Federação Nacional dos Corretores de Seguros) denunciou à Susep (Superintendência de Seguros Privados), nesta semana, as empresas Loovi Seguros e LTI Seguros por suposta atuação irregular no mercado de seguros. A entidade pede que a Susep – autarquia federal responsável por regular e fiscalizar o setor – investigue o caso e adote medidas para interromper as atividades das companhias.

Com cerca de 345 mil seguidores só no Instagram, a Loovi tem entre seus principais divulgadores o empresário e ex-candidato à prefeitura de São Paulo em 2024, Pablo Marçal, investidor da companhia, e que também se apresenta como “sócio”.

Além de Marçal, é possível encontrar divulgação da Loovi por outros influencers famosos, como Whindersson Nunes, Renato Cariani, Lucas Ranngel, Celso Portioli e Tirullipa.

Alegações

Segundo a Fenacor, ao se apresentar como seguradora autorizada a operar pela Susep, a Loovi falta com a verdade, configurando “desinformação proposital”. A federação alega que a Loovi, na realidade, seria uma representante de seguros, a CW Technology, que pode estar operando como seguradora sem autorização e sem informar essa condição aos consumidores, ferindo a norma de conduta estabelecida pelo CNSP (Conselho Nacional de Seguros Privados), órgão responsável por fixar as diretrizes e normas da política de seguros privados no país.

Em seus canais oficiais, a Loovi alega não fazer análise de perfil do condutor para vender o seguro, promete a contratação em até 5 minutos, além de promoções que podem “zerar” o custo do seguro do carro ao consumidor que indicar amigos como clientes.

Já a LTI Seguros é, de fato, participante do sandbox regulatório da Susep (ambiente regulatório experimental que incentiva projetos inovadores em produtos e serviços ofertados no mercado de seguros), autorizada a atuar em seguros de danos em âmbito nacional até março de 2026, com capital de R$ 1,3 milhão.

O responsável pelo projeto no sandbox é Quézide Salgado Cunha, empresário que se apresenta nas redes sociais como presidente da Loovi.

Publicidade massiva

A Fenacor destaca ainda que a Loovi investe em publicidade massiva, incluindo inserções em emissoras como SBT e Band, o que poderia induzir consumidores ao erro, afrontando o Código de Defesa do Consumidor.

Outra suposta irregularidade denunciada pela federação é uma promoção comercial divulgada nas redes sociais da Loovi, mediante sorteio, realizada neste mês de janeiro, em que não consta informação quanto ao registro e autorização estatal para a sua realização.

Diante disso, a Fenacor solicitou o processamento da denúncia e a investigação das não conformidades, com a concessão de medida cautelar para suspensão das operações, a verificação da participação de terceiros não autorizados no negócio, bem como a comunicação da decisão às denunciadas, à Secretaria de Prêmios e Apostas do Ministério da Fazenda e ao Ministério Público Federal.

“Há, de nossa parte, uma grande preocupação com a integridade do mercado. Por essa razão, apresentamos a denúncia e solicitamos a imediata intervenção da Susep para garantir a proteção dos consumidores e assegurar o cumprimento das regulamentações do mercado de seguros”, afirma o presidente da Fenacor, Armando Vergilio.

O que diz a Loovi

Em resposta ao InfoMoney, o presidente da Loovi, Quézide Salgado Cunha, comentou que “fica entristecido” com o que classifica como mentiras e calúnias e afirmou que vai “acionar todas as medidas para nos desvincular de qualquer que seja o desafeto”.

Em nota, a Loovi e a LTI Seguros informam que as duas empresas fazem parte do mesmo grupo econômico, sendo a LTI devidamente autorizada a operar pela Susep no âmbito do sandbox, enquanto a Loovi atua como sua representante na distribuição de seguros, e “ambas operam com transparência e em total conformidade com a regulamentação do setor”. Informou ainda não ter tido acesso aos autos da denúncia.

Veja abaixo a nota na íntegra:

A Loovi e a LTI Seguros fazem parte do mesmo grupo econômico, atuando de forma complementar para ampliar o acesso ao seguro no Brasil. A LTI Seguros é uma seguradora devidamente autorizada pela SUSEP (Portaria nº 8.091, de 13 de janeiro de 2023) e opera em total conformidade com a regulamentação do setor. A Loovi, por sua vez, atua como representante da LTI Seguros, distribuindo produtos subscritos pela seguradora dentro das diretrizes estabelecidas. Ambas reforçam seu compromisso com transparência, segurança e respeito à legislação vigente.

A empresa ainda não teve acesso aos autos da denúncia e, por isso, não pode se manifestar sobre o conteúdo específico. No entanto, reafirma que suas operações seguem as normas do setor e serão devidamente esclarecidas no foro competente. A LTI Seguros também reforça seu respeito aos corretores de seguros e seu compromisso em ampliar a distribuição de seus produtos por meio desse canal, convidando profissionais interessados a conhecer e comercializar suas soluções.

The post Entidade denuncia suposta seguradora ligada à Pablo Marçal por atuação irregular appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.