Tim Cook quebra o silêncio e fala sobre o surgimento do DeepSeek: a Apple se beneficia?

Uma das vozes que se calou apareceu: após o surgimento violento do DeepSeek no mundo corporativo, a de Tim Cook, CEO da Apple. O patrão da gigante de Cupertino falou sobre a nova inteligência artificial, que provocou a queda de ações de empresas como NVIDIA e OpenAI, pai do ChatGPT.

Por que o sucesso do DeepSeek impacta diretamente a OpenAI ou a NVIDIA? Simples, o novo desenvolvimento da empresa chinesa utiliza 100 vezes menos hardware que outros sistemas similares de inteligência artificial, um ponto marcante no que diz respeito às otimizações da tecnologia utilizando menos energia e sendo mais ecologicamente correta.

Clique para receber notícias de Tecnologia e Ciências pelo WhatsApp

Além disso, isso significa uma poderosa redução nos custos de materiais, já que o desenvolvimento chinês funciona da mesma forma que o ChatGPT com menos artefatos físicos.

AP

Benefício para a Apple

Esta tecnologia inovadora beneficia a Apple? Sim, mas não estão preparados para o dizer diretamente, porque devem ter acordos tanto com a NVIDIA como com a OpenAI, para a colaboração da empresa de Sam Altman para o desenvolvimento da Apple Intelligence.

No entanto, Tim Cook não hesitou em atirar algumas flores ao DeppSeek, quando questionado sobre a nova IA, na assembleia de acionistas da gigante de Cupertino.

“A inovação que impulsiona a eficiência é uma coisa boa”, disse Tim Cook sobre o assunto.

A Apple está analisando de perto o desenvolvimento da inteligência artificial no mundo antes de fazer uma aliança massiva e exclusiva com outra empresa de tecnologia. Sabe-se que a empresa dirigida por Tim Cook sempre procurou fabricar os seus próprios elementos, a menos que isso se tornasse impossível.

Ter inteligência artificial própria é uma opção e o DeepSeek, por ser um sistema de código aberto, permite que eles se aprofundem um pouco mais na tecnologia.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.