Haddad lidera rejeição entre lideranças políticas, diz Quaest

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Foto: Divulgação

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, é a figura com mais rejeição entre lideranças políticas, segundo pesquisa Quaest divulgada nesta segunda (3). Ele também não é citado pela população no questionário para substituir o presidente Lula nas eleições de 2026.

Haddad tem uma taxa de rejeição de 56%. Ele fica numericamente a frente de Eduardo Bolsonaro (55%), Jair Bolsonaro (53%), Lula (49%),Ciro Gomes (52%) e Gusttavo Lima (49%). E muito acima de Tarcísio de Freitas e Ratinho Junior (32% cada um) e Romeu Zema (23%) e Ronaldo Caiado (21%).

O percentual de rejeição considera apenas os entrevistados que dizem conhecer e não votar nos políticos. É natural, portanto, que governadores apresentem um baixo índice de conhecimento em estados que não são chefiados por eles.

Quando questionados em quem votaria para a Presidência se eleição fosse hoje, Haddad não é citado por ninguém. Lula aparece com 9%, Bolsonaro com 6% e Gusttavo Lima com 1%. “Outros” são citados por 1% e 78% se dizem indecisos.

Fernando Haddad e o presidente Lula. Foto: Getty Images

A pesquisa foi feita entre os dias 21 e 23 de janeiro de 2025 com 4,5 mil pessoas de 250 municípios de todos os estados. A margem de erro é de um ponto percentual para mais ou para menos.

A pesquisa ainda mostrou que Lula lidera todos os cenários nas eleições de 2026. Se a disputa ocorresse hoje, o petista venceria nomes como Tarcísio de Freitas, Gusttavo Lima, Pablo Marçal, Eduardo Bolsonaro, Ciro Gomes, Romeu Zema e Ronaldo Caiado.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Adicionar aos favoritos o Link permanente.