Wall Street diminui fortemente perdas com acordo EUA-México; Ibovespa passa a subir

Wall Street

As ações dos EUA rapidamente recuperaram terreno depois que a presidente do México disse que as tarifas contra o país seriam pausadas pelo presidente dos EUA, Donald Trump, após acordo.

As ações caíram inicialmente na segunda-feira depois que o presidente Trump atingiu vários parceiros comerciais importantes dos EUA com tarifas no fim de semana, aumentando os temores de que uma guerra comercial completa interromperia as cadeias de suprimentos globais, reacenderia a inflação e desaceleraria a economia.

Contudo, as perdas diminuíram após a presidente do México, Claudia Sheinbaum, dizer que as tarifas comerciais impostas ao país pelos Estados Unidos estão suspensas por um mês depois de uma conversa que teve com o presidente dos EUA, Donald Trump, na qual ela se comprometeu a colocar mais agentes de segurança na fronteira com os Estados Unidos para parar o fluxo de drogas para os EUA.

“Nossas equipes vão começar a trabalhar hoje em duas áreas: segurança e comércio”, disse Sheinbaum em publicação no X onde anunciou a pausa nas tarifas.

Trump determinou no final de semana tarifas de 25% sobre todos os produtos mexicanos, e o México afirmou que responderia com sua própria imposição de tarifas sem detalhar sobre quais produtos elas incidiriam.

Como parte do acordo desta segunda, Sheinbaum disse que o México vai enviar mais 10 mil membros de sua Guarda Nacional à fronteira com os EUA para impedir que as drogas, principalmente o fentanil, entrem em território norte-americano.

Os EUA, em troca, prometeram trabalhar para parar o fluxo de armas de fogo potentes para o México, disse ela.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou que vai suspender as tarifas planejadas contra o México e que as negociações continuarão para se chegar a um “acordo” entre os dois países.

Trump, em uma publicação nas redes sociais após telefonema com com a presidente mexicana, Claudia Sheinbaum, disse que participaria das negociações junto com os chefes dos departamentos de Estado, Tesouro e Comércio dos EUA.

Após as falas, por volta de 12h30 (horário de Brasília), o Dow Jones Industrial Average passou a cair apenas 208 pontos, ou 0,5%, bem longe das perdas anteriores de 665 pontos. O S&P 500 caiu 0,9% depois de cair até 1,93% antes. O Nasdaq Composite caiu 1,3% ante baixa de quase 3% anteriormente. No Brasil, o Ibovespa, que registrava leves perdas, passou a subir cerca de 0,2%, voltando a superar os 126 mil pontos.

(com Reuters e agências internacionais)

The post Wall Street diminui fortemente perdas com acordo EUA-México; Ibovespa passa a subir appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.