Trump retira EUA do Conselho de Direitos Humanos da ONU

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Foto: Shealah Craighead/White House

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou nesta terça-feira (4) um decreto que retira o país do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas (CDHNU).

Trump também manteve a suspensão do financiamento norte-americano para a Agência da ONU de Assistência aos Refugiados Palestinos (UNRWA), que atua na Faixa de Gaza.

A assinatura ocorreu no mesmo dia em que Trump recebeu o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, na Casa Branca.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu. Foto: Chip Somodevilla/Getty Images North America

Segundo o assessor do republicano, Will Scharf, a decisão foi tomada “em vista das numerosas medidas adotadas por vários órgãos da ONU que demonstram um profundo viés antiamericano”.

O decreto também prevê uma revisão do “envolvimento americano” na Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), que, segundo Scharf, “também demonstrou um viés antiamericano”.

“De maneira mais geral, a ordem executiva pede uma revisão da participação e financiamento americano na ONU à luz das disparidades absurdas nos níveis de financiamento entre os diferentes países”, afirmou o assessor do republicano.

Logo após tomar posse, em 20 de janeiro, Trump assinou uma ordem executiva retirando os EUA da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪ Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣 Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line
Adicionar aos favoritos o Link permanente.