Arte Pinacoteca do Ceará oferece oficina em libras de bordado em aquarela e atividades sobre colagem Com uma programação diversa, o museu também destaca yoga para crianças e adultos, além de duas exibições audiovisuais no fim de semana

A primeira semana de fevereiro na Pinacoteca do Ceará conta com uma programação diversificada, com diferentes linguagens artísticas e atividades. A artista Manuela Eichner realiza oficina e Conversa de Ateliê sobre a relação entre colagem e a natureza. Ao longo da semana, acontecem também uma oficina em Libras de bordado em aquarela e exibições da mostra “Delírio tropical” e do documentário “A senhora das flechas”, sobre a trajetória da fotógrafa Claudia Andujar. O museu, que integra a Rede de Equipamentos e Espaços Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (SECULT-CE) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante, traz ainda yoga para crianças e adultos.

Na quarta-feira (5), a partir das 17h30, a Pinacoteca do Ceará realiza mais uma edição do “Yoga ao pôr do sol”, com a prática Hatha Yoga, realizada por Gleici Barbosa. Serão disponibilizadas até 20 vagas com materiais do museu. No entanto, se o participante preferir trazer seus próprios itens, haverá espaços reservados para acomodá-los com conforto.

Nos dias 5 e 6 de fevereiro (quarta e quinta-feira),  a artista Manuela Eichner realiza a oficina “A língua do tato”. Previamente, foram disponibilizadas 20 vagas para uma turma única em dois encontros, que acontecem no Ateliê 3 do museu, das 15h30 às 18h. A atividade tem como objetivo ocupar e transformar o espaço artístico, promovendo uma reflexão sobre o papel do corpo na comunicação e utilizando a colagem como um método coletivo. Os participantes são convidados a compreender o corpo sensorial e reconhecer a existência de uma linguagem tátil a partir de uma experiência de colagem expandida, em que imagens se entrelaçam em fios suspensos no espaço.

Na quinta-feira (6), das 16h às 17h, acontece a visita temática “Sobre o Direito à Loucura”, com Gi Monteiro e Juliana Ferreira. A atividade convida os participantes a uma vivência artística e reflexiva que aborda o corpo, a comunicação e a luta antimanicomial. Partindo da fotografia do hospital psiquiátrico Juqueri, de Claudia Andujar, e da exposição “Delírio tropical”, com destaque para a obra “Direito à Loucura”, de Raphael Escobar, o encontro explora as diversas formas de existir e questiona padrões de normatividade.

A programação continua na sexta-feira (7) e no sábado (8) com as visitas mediadas livres realizadas pelos arte educadores da Pinacoteca do Ceará nas exposições em cartaz. Basta chegar 15 minutos antes e se apresentar na recepção do equipamento. A visita acontece das 15h às 16h. A participação é por ordem de chegada, no limite de até 20 pessoas por grupo.

Na sexta-feira (7), das 16h às 17h30, o museu realiza a Conversa de Ateliê “Planta Colagem”, com a artista Manuela Eichner. Neste encontro, limitado a 30 participantes por ordem de chegada, a artista, que é formada em Escultura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), abordará dois pilares de sua trajetória: as plantas e a colagem. Desde 2015, seus projetos investigam profundamente a reconexão do ser humano com a natureza. Suas obras tensionam questões sobre a alteridade, desafiando a ficção da superioridade humana e reconhecendo diferentes formas de consciência e inteligência em outras espécies. Manuela tem uma carreira dividida entre São Paulo e Berlim, e possui obras que abrangem vídeos, performances, instalações, ilustrações e oficinas colaborativas. 

No sábado (8), das 16h às 17h30, o museu realiza a exibição audiovisual da mostra Delírio Tropical no auditório da Pinacoteca do Ceará. A atividade reúne oito trabalhos de artistas que participam da exposição coletiva, como filmes, videoartes e performances orientadas para o vídeo que ampliam a reflexão sobre diversos corpos e territórios. São disponibilizadas até 100 vagas por ordem de chegada. 

No mesmo dia, acontece a “Oficina em Libras de Bordado em Aquarela”, com Léo Tomaz e Lígia Bessa, das 16h às 18h. Com o intuito de compartilhar saberes-fazeres, a atividade estimula os processos de expressão, criação e reflexão, entre os participantes, cultivando a percepção, o imaginário e o repertório da cultura surda. Com inspirações nas obras da exposição “Delírio tropical”, que terá uma vista especial durante a oficina, assim como as partilhas de vivências do público, a atividade é limitada a 15 pessoas a partir de 14 anos.

Produção da diretora suíça Heidi Specogna, o documentário “A Senhora das Flechas” será exibido no domingo (9), das 11h às 12h30. A produção foi apresentada poucas vezes no Brasil: no festival “É tudo verdade” (SP) e na Pinacoteca do Ceará. A atividade integra a programação associada à exposição da fotógrafa Claudia Andujar, que segue em cartaz no equipamento até março.

Também no domingo (9), acontece o Ateliê Criança Cria “E se o nariz virar um pincel?”, que acontece em duas edições, das 10h às 11h e das 15h às 16h. A atividade tem o objetivo de estimular as diversas possibilidades de movimento e experimentação com o corpo. Os pequenos participarão da construção de um nariz em formato de cone, utilizando materiais como cartolina, pompom e elástico, e, em seguida, serão convidados a experimentar a pintura de forma livre em um painel feito com tapume revestido de papel kraft. São disponibilizadas 15 vagas para crianças acompanhadas a partir dos 5 anos. 

A Pinacoteca do Ceará finaliza a programação com mais uma edição do Yoga com crianças, no domingo (9), com a instrutora Anabela Alcântara. A atividade acontece de 11h às 12h no Ateliê 3 da Pinacoteca do Ceará. A prática contribui para estimular a coordenação motora, a consciência corporal e o autoconhecimento, assim como melhorar o equilíbrio emocional e reduzir o estresse ou ansiedade. Com mais de 15 anos de trajetória profissional, Anabela busca com o Yoga promover mais sentido e conexão com o presente nos pequenos. A atividade é voltada para crianças de 4 a 10 anos e conta com 20 vagas a serem ocupadas por ordem de chegada.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<< 

Nos dias 21 e 22 de fevereiro (sexta-feira e sábado), o público poderá participar da “Oficina de Química aplicada à conservação e restauro de obras de arte e solventes”, que ocorrerá no Laboratório de Restauro, das 9h às 18h. Ministrada por Marcelo M. Redígolo, a oficina tem como objetivo aprimorar o conhecimento técnico sobre a aplicação da química no processo de conservação e restauro de obras de arte. Durante o encontro, os participantes aprenderão a preparar solventes, realizar testes e executar limpezas de maneira segura e eficaz. As inscrições estão abertas de 3 a 9 de fevereiro, por meio do link disponível AQUI, e o resultado será divulgado no dia 13 de fevereiro por e-mail. A oficina oferece 30 vagas, com prioridade para pessoas que atuam em equipamentos culturais do estado do Ceará. 

Pinacoteca do Ceará

Inaugurada em dezembro de 2022, a Pinacoteca do Ceará tem a missão de salvaguardar, preservar, pesquisar e difundir a coleção artística da instituição, sendo espaço de ações formativas com artistas, comunidade escolar, famílias, movimentos sociais, organizações não governamentais e demais profissionais do campo das artes e da cultura. Trata-se de um espaço de experimentação, pesquisa e reflexão para promover o diálogo entre arte e educação a partir de práticas artísticas. Desde a abertura, o museu já recebeu mais de 213 mil visitantes.

Serviço

Programação da Pinacoteca do Ceará – 5 a 9 de fevereiro 

05/02/2025 | Quarta-feira | 17h30 às 18h30

Yoga ao Pôr do Sol

Com Gleici Barbosa 

Local: Pátio da Pinacoteca do Ceará 

Classificação Indicativa: livre

20 vagas por ordem de chegada

05 e 06/02/2025 | Quarta e quinta-feira | 15h30 às 18h

Oficina de colagem “A língua do tato”

Com Manuela Eichner

Local: Ateliê 3 da Pinacoteca do Ceará 

Classificação Indicativa: livre

Acessível em Libras

Vagas: 20 vagas mediante inscrição prévia

06/02/2025 | quinta-feira | 16h às 17h

Visita temática “Sobre o Direito à Loucura”

Com Gi Monteiro e Juliana Ferreira

Local: exposição “Delírio tropical”

Classificação Indicativa: Livre

Acessível em Libras

Número de vagas: 20 vagas por ordem de chegada

7/02/2025 | Sexta-feira | 15h às 16h

Visitas mediadas

Com mediadores da Pinacoteca do Ceará 

Local: exposições em cartaz 

Acessível em Libras

20 vagas por ordem de chegada

7/02/2025 | Sexta-feira | 16h às 17h30

Conversa de Ateliê “Planta Colagem”

Com Manuela Eichner 

Local: Ateliê 3

Acessível em Libras

30 vagas por ordem de chegada

8/02/2025 | Sábado | 15h às 16h

Visitas mediadas

Com mediadores da Pinacoteca do Ceará 

Local: exposições em cartaz 

Acessível em Libras

20 vagas por ordem de chegada

08/02/2025 | Sábado | 16h às 17h30

Exibição da Mostra Delírio Tropical

Local: Auditório da Pinacoteca do Ceará

Classificação Indicativa: Livre

100 vagas por ordem de chegada

8/02/2025 | sábado | 16h às 18h

Oficina em Libras de Bordado em Aquarela 

Com Leo Thomaz e Lígia Bessa 

Local: Ateliê 3

Classificação Indicativa: Livre 

Para jovens a partir de 14 anos

Tradução para o Português

Número de vagas: 15 vagas por ordem de chegada

09/02/2025 | Domingo | 11h às 12h30

Exibição do Documentário Senhora das Flechas

Local: Auditório da Pinacoteca do Ceará

Classificação Indicativa: 12 anos

100 vagas por ordem de chegada

09/02/2025 | domingo | 10h às 11h | 15h às 16h

Ateliê Criança Cria: E se o nariz virar um pincel? 

Com Juliana Ferreira

Local: Ateliê 1

Classificação Indicativa: Livre

Para crianças a partir de 5 anos

Acessível em Libras

15 vagas 

09/02/2025 | Domingo | 11h às 12h

Yoga com Crianças

Com Anabela Alcântara

Local: Ateliê 3

Para crianças de 4 a 10 anos

20 vagas para crianças acompanhadas

> Todas as atividades são gratuitas. 

> As obras em exposição têm diferentes classificações indicativas. Atente para a sinalização daquelas não recomendadas para crianças ou adolescentes. 

> A programação infantil requer sempre o acompanhamento de um adulto responsável por cada criança. 

> A Pinacoteca do Ceará dispõe dos seguintes recursos de acessibilidade: audiodescrição, abafadores de ruídos, videoguias em Libras, cadeira de rodas, intérpretes de Libras e peças táteis. 

Em cartaz 

“Delírio tropical” – até 29 de junho de 2025

“Que país é este? A câmera de Jorge Bodanzky durante a ditadura brasileira, 1964-1985” – até 13 de abril de 2025

“Claudia Andujar. Minha vida em dois mundos” – até 9 de março de 2025

“Amar se Aprende Amando” 

Mostra Acervo Pinacoteca do Ceará 

Visitas de quarta a sábado, das 12h às 20h, e domingos, de 9h às 17h.

Leia também| Criatividade e inclusão social: a conexão entre diversidade e inovação

Opinião Criatividade e inclusão social: a conexão entre diversidade e inovação

The post Arte Pinacoteca do Ceará oferece oficina em libras de bordado em aquarela e atividades sobre colagem Com uma programação diversa, o museu também destaca yoga para crianças e adultos, além de duas exibições audiovisuais no fim de semana first appeared on Portal Terra da Luz.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.