Prevê-se mais casos de RJ no agronegócio, mas o pior já passou, afirma analista

Conteúdo XP

Samuel Isaak, analista de commodities da XP, participou do programa Morning Call da XP e disse que a expectativa é de melhora de faturamento do agronegócio com a soja.

“O produtor no ano passado tinha uma margem que chegou a ser negativa, na casa de 9%, e negativa em 26% para os produtores que arrendavam terra”, comentou.

Melhora do preço

“Isso foi uma situação muito drástica quando a soja chegou a bater 100 reais por saca. Agora, já teve uma melhora significativa no preço”, destacou. “E tem a melhora da margem, que vai para 33% para o produtor que tem terra própria e 4% para o produtor que tem arrendamento”, explicou.

Ele afirmou que a safra maior provoca melhora de margem. Por conta das chuvas, a expectativa é bastante positiva para a commodity.

“A safra de soja no estado de Mato Grosso será maior do que esperada. A gente vê espaço para novos aumentos de estimativa, para algo em torno de 48 milhões de toneladas”, afirmou. Mato Grosso é o maior produtor de soja do país.

Safra de milho

“A gente tem uma safra de soja já recorde no Estado. Em Mato Grosso, primeiro planta-se a soja, colhe-se e na sequência planta-se a segunda safra de milho, na maior das vezes”, ressaltou.

A previsão é também de aumento da produção de milho 0,6%. “A gente acredita que isso possa ganhar vários pontos percentuais, por conta de um clima úmido até agora, que ajuda no plantio dessa safra de milho e também a rentabilidade do produtor”, disse.

“A gente vê uma melhora significativa na rentabilidade (dos produtores) em 2025 em comparação com 2024”, afirmou o analista.

“Apesar disso, tem possibilidade de surgirem casos de recuperações judiciais de produtores. Ano passado, Mato Grosso teve uma queda de produtividade muito acentuada. Isso acabou impactando a vida financeira de alguns agricultores. Mas isso não é generalizado”, afirmou.

O aumento das taxas de juros ainda criam desafios para os players alavancados, mas o analista aponta que o pior já passou. “Essa safra enorme já ancora uma melhora de receita para o setor”, destacou.

The post Prevê-se mais casos de RJ no agronegócio, mas o pior já passou, afirma analista appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.