Tremores persistem e pessoas seguem sendo retiradas de ilha de Santorini, na Grécia

Espera-se que mais centenas de pessoas deixem a ilha grega de Santorini nesta quarta-feira (5), com tremores abalando o popular destino turístico de verão pelo sexto dia.

Cerca de 10 mil pessoas já deixaram a ilha em balsas e aviões nos últimos dias, em meio a centenas de pequenos terremotos registrados no mar ao redor, que sacudiram edifícios, levantaram poeira nos penhascos rochosos da ilha e aumentaram o temor de que haja um grande terremoto.

O número de pessoas na ilha salta no verão, quando milhões de turistas visitam as tradicionais vilas pintadas de branco que se alinham em suas encostas íngremes. O censo de 2021 estima que a população permanente de Santorini seja de 15 mil habitantes, portanto, é provável que alguns milhares estejam na ilha, diante da baixa temporada.

Autoridades adotaram medidas de segurança, incluindo a suspensão de construções, o fechamento de escolas em Santorini e nas ilhas vizinhas de Ios, Amorgos e Anafi, e ordenando que moradores e hotéis esvaziem suas piscinas para reduzir a carga sobre o solo.

Autoridades do governo e sismólogos que se reuniram nesta quarta-feira para avaliar a situação apontaram para um alto risco de deslizamentos de terra, inclusive perto do principal porto da ilha, Athinios, que atende cerca de 1,5 milhão de passageiros por ano.

Autoridades locais restringiram o acesso a algumas áreas de alto risco, enquanto socorristas, embarcações e um helicóptero estavam em alerta em caso de emergência.

“Todo o mecanismo estatal foi ativado… para que estejamos prontos para qualquer possibilidade, com a esperança de que as coisas melhorem e o fenômeno diminua de intensidade”, disse o primeiro-ministro grego, Kyriakos Mitsotakis, nesta quarta-feira.

The post Tremores persistem e pessoas seguem sendo retiradas de ilha de Santorini, na Grécia appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.