Alinhamento dos planetas: quando e como ver este maravilhoso fenômeno do Sistema Solar?

Especialistas da comunidade científica anunciaram, a partir de 2024, um alinhamento de planetas que serão visíveis da Terra. Como relataram este maravilhoso fenômeno do Sistema Solar, explicaram que ele ocorrerá no início do mês de fevereiro.

Clique para receber notícias de Tecnologia e Ciências pelo WhatsApp

O dia chegou. Nesta quarta-feira, 5 de fevereiro, e quinta-feira, 6, começa o alinhamento que, na melhor das hipóteses, terá sete planetas seguidos. De acordo com o que informa a National Geographic, os cinco mudos mais visíveis serão Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno.

Porém, dentro da incrível coincidência planetária também estarão Urano e Netuno, embora sejam mais difíceis de ver. O evento começará nesta quarta-feira, mas isso não significa que a programação completa acontecerá esta noite. Aos poucos, cada um dos mundos do Sistema Solar se encontrará, até que entre os dias 18 e 28 de fevereiro será registrada a conjunção perfeita entre os corpos rochosos.

Nesta quarta-feira a Lua e Urano se encontram. Na quinta-feira, dia 6, chega o maior convidado da festa: Júpiter. Na próxima semana, especificamente no dia 9 de fevereiro, chega o planeta vermelho e no final do mês, entre as datas citadas, serão vistos Mercúrio e Saturno.

Un desfile cosmico.

Como ver o alinhamento dos planetas?

O alinhamento dos cinco planetas pode ser visto de qualquer ponto da Terra, independentemente de estar sujeito à poluição luminosa. Se o céu estiver limpo, você poderá aproveitar o evento estelar.

A recomendação é esperar entre 30 e 45 minutos após o pôr do sol e escolher um local onde prédios ou estruturas bloqueiem a visão.

LEIA TAMBÉM:

ChatGPT ou DeepSeek: qual é a melhor inteligência artificial da atualidade?

Dentro do jogo: Firefox também adiciona ferramentas de inteligência artificial

Por que 2025 poderá ser o ano decisivo para o metaverso?

Para ver o alinhamento de sete planetas, que inclui Urano e Netuno, você precisará de pelo menos um pequeno telescópio, já que seu brilho não é tão poderoso quanto o dos outros mundos.

A Infobae relata que um evento semelhante, de sete planetas alinhados, não se repetirá até o ano 2492.

Ordem dos planetas de acordo com o brilho

  • Vênus é o mundo mais brilhante; Terá uma cor amarelada.
  • Júpiter será o segundo em brilho, conforme o vemos da Terra; Também ficará amarelado.
  • Segue-se Marte, com o seu típico vermelho alaranjado.
  • Saturno é o quarto em brilho; Será parecido com um amarelo pálido.
  • Mercúrio é o último visível a olho nu; Eles verão isso como um alvo fácil.
  • Urano e Netuno, com telescópios, aparecerão em verde e azul.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.