Abic recomenda ‘consumo consciente’ de café para mitigar impacto da alta de preços

A Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic) reconheceu que o preço do café pode sofrer novos reajustes ao consumidor ao longo das próximas semanas. Por isso, recomendou “consumo consciente”. As declarações foram dadas nesta quarta-feira, 5, pelo presidente da Abic, Pavel Cardoso, em evento para comentar os resultados do setor em 2024.

Cardoso explicou que a escalada observada em novembro e dezembro de 2024, com aumentos que podem variar entre 20% e 30%, ainda não atingiu por completo as prateleiras. Segundo ele, esse repasse pode resultar em um impacto significativo no orçamento familiar.

“É natural que, sendo o café um produto tão essencial no cotidiano do brasileiro, surjam questionamentos sobre o preço”, afirmou Cardoso. “A análise que nós fazemos, inclusive para fazer uma boa recomendação aos consumidores, é que não haja desperdício, que haja o consumo consciente”, destacou o dirigente.

A recomendação da Abic é de que os consumidores revisem seus hábitos para evitar o desperdício, sugerindo a preparação de apenas a quantidade necessária para cada momento. O presidente da associação chegou a brincar, dizendo que “quem vai deixar de tomar café talvez seja a pia”, referindo-se ao suposto descarte excessivo durante o preparo.

Embora os aumentos nos preços afetem o consumidor, a Abic evitou prever se haverá redução no consumo de café em 2025.

“É algo a ser observado com cautela. Os dados sobre isso ainda estão em processo de apuração”, disse Cardoso.

The post Abic recomenda ‘consumo consciente’ de café para mitigar impacto da alta de preços appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.