Cinco sinais que alertam que seu PC está sendo vítima de um ciberataque

Os ciberataques entram nos nossos computadores de forma silenciosa, a ponto de se tornarem praticamente indetectáveis. Os hackers agem de forma sigilosa e invadem o PC de suas vítimas através do download de um arquivo ou ao acessar uma página. Por isso, é sempre recomendado estar atento a todos os lugares onde clicamos.

No entanto, como isso não é garantia de que possam escapar de um ciberataque, entramos em contato com os especialistas da ESET América Latina para nos explicarem sinais evidentes, indetectáveis para quem não entende de informática, de que nosso computador está sendo atacado por um vírus, um malware ou diferentes arquivos maliciosos com os quais podem roubar nossas informações.

Antes de irmos para as cinco dicas que nos explicaram, os mesmos especialistas destacam a importância de agir rapidamente diante de uma ameaça de ciberataque.

“Uma vez que uma equipe está infectada, quanto mais tempo passar, mais danos os criminosos poderão causar e as consequências podem se tornar mais caras. Quanto mais tempo a vítima passar sem saber que foi comprometida, mais tempo os atacantes têm para monetizar o acesso à rede e às contas online. É por isso que faz sentido tomar a iniciativa e realizar alguns check-ups”, disse Camilo Gutiérrez Amaya, Chefe do Laboratório de Pesquisa da ESET América Latina.

Você foi vítima de um ciberataque? Estes cinco sinais o alertam

O amplo relatório da ESET detalha esses cinco pontos como os mais importantes aos quais devemos prestar atenção.

  1. Recebe-se uma mensagem informando que foi infectado com ransomware: Se ao ligar um PC e em vez da tela de inicialização habitual encontrar um arquivo de texto que contém uma nota indicando que deve pagar um resgate para recuperar os arquivos, há uma alta probabilidade de se tratar de um ransomware.
  2. O computador está lento: Quando um malware – incluindo cavalos de Troia, worms e mineradores de criptomoedas – se instala em um PC, muitas vezes ele deixa a máquina mais lenta. Isso é especialmente verdadeiro com alguns tipos de malware, como é o caso dos mineradores de criptomoedas ou coinminers, que são utilizados para realizar ataques de cryptojacking que usam o poder de processamento do computador para minerar criptomoedas.
  3. A webcam liga sozinha: Alguns spyware instalados por cibercriminosos são projetados não apenas para coletar dados de um PC, mas também para ativar secretamente a câmera e o microfone. Fazer isso pode permitir que os cibercriminosos gravem e roubem vídeos dos usuários e de suas famílias, com o risco de poderem usá-los em tentativas de extorsão. Preste atenção à luz da câmera para verificar se ela se ativa sozinha. Ou, melhor ainda, desative-a completamente com uma tampa de câmera ou uma fita.
  4. Os contatos estão recebendo mensagens não solicitadas da conta: Outro sinal claro de que um computador foi comprometido é quando amigos e contatos começam a reclamar de spam proveniente das contas de e-mail ou redes sociais. Uma tática clássica de phishing é sequestrar as contas das vítimas e depois utilizá-las para enviar spam ou e-mails de phishing para todos os seus contatos.
  5. Muitos anúncios são exibidos por meio de pop-ups: O adware é um tipo de programa indesejado que os atacantes usam para ganhar dinheiro expondo as vítimas a um volume excessivo de anúncios. Portanto, se constantemente aparecerem pop-ups mostrando anúncios invasivos no computador, isso poderia indicar a presença de adware no equipamento.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.