Adeus às áreas sem cobertura: Elon Musk promete conectividade global no iPhone

A empresa SpaceX, liderada pelo seu CEO Elon Musk, não se dedica apenas a naves espaciais; mas também a satélites. Isso é feito através do Starlink, um projeto cujo objetivo é fornecer acesso à internet de alta velocidade para usuários em locais remotos ou áreas rurais. Dessa forma, desde sua primeira missão em 2019, a SpaceX lançou milhares de pequenos satélites para formar uma constelação que orbita a Terra, a fim de alcançar cobertura global.

E agora, a rede de satélites de Musk está fazendo notícia por uma boa razão: a possibilidade de fazer chamadas dos lugares mais remotos do mundo usando dispositivos iPhone compatíveis com Starlink.

O sucesso do Starlink

O serviço Starlink permite chamadas telefônicas, envio de SMS e conexões com a internet, embora com velocidades mais baixas em comparação com as conexões tradicionais. É uma conexão ideal para áreas rurais onde a fibra óptica não chega, pois a empresa de Elon Musk oferece kits básicos que incluem um roteador Wi-Fi e uma antena que deve ser conectada à eletricidade e apontada para o céu.

Assim, para contratar o Starlink, os usuários devem começar por verificar a cobertura em sua localização através do site da empresa, embora seja muito provável que haja cobertura, já que abrange extensas áreas do mundo, incluindo toda a Austrália, a maior parte da Europa, exceto em certos países, e quase todo o continente americano.

Lançamento

O que acontece com o iPhone?

De acordo com a empresa, o uso do Starlink em dispositivos Apple ainda está em fase beta e apenas em alguns países. Mas quando se tornar mais generalizado, poderá mudar o acesso de muitas pessoas em áreas com pouca ou nenhuma cobertura.

E embora ainda não conheçamos detalhes, está claro que os modelos com capacidade de se conectar via satélite para fazer chamadas são: iPhone 14, iPhone 14 Plus, iPhone 14 Pro, iPhone 14 Pro Max, iPhone 15, iPhone 15 Plus, iPhone 15 Pro e iPhone 15 Pro Max. E é claro, também se espera para os futuros iPhone 16 e iPhone 17.

Assim, esses testes, realizados sem a necessidade de modificar os dispositivos, puderam demonstrar a eficácia do serviço em diversas condições, incluindo áreas urbanas, rurais e sob condições climáticas variadas. Além disso, a Starlink também validou sua capacidade de conexão em smartphones de outras marcas, como Google e Samsung, garantindo uma ampla compatibilidade em todas as circunstâncias avaliadas. Um projeto de longo prazo que já está rendendo seus primeiros frutos.

Equipamento usado pelo garimpo ilegal na Amazonia

Adicionar aos favoritos o Link permanente.