Galeria Radiológica: projeto une ciência, arte e tecnologia 

A tomografia vista com um viés artístico, colocando em relevo a possibilidade de beleza e transformação. É isso que o projeto Galeria Radiológica vem propor. Idealizado pela dentista e professora Marina Bicalho e com curadoria do artista Breno Barbosa, o projeto lançar sua primeira exposição artística. Para tal, reúne os trabalhos de 14 artistas do Norte, Nordeste e Sudeste do Brasil. Tal qual, da Itália e Estados Unidos Além da exposição, a Galeria Radiológica oferecerá gratuitamente uma programação que envolve tour virtual, lives dialógicas e poéticas. A iniciativa terá formato virtual e poderá ser visitada entre 11 de fevereiro e 11 de maio no endereço: https://www.galeriaradiologica.com.br/. O projeto é realizado por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte com patrocínio da Scientific Dental.

“Enquanto o fazer científico exige precisão e prazos, o processo artístico propõe outra vivência de tempo e sensações”, diz Marina Bicalho. Daí emerge a questão: como a arte pode contribuir neste sentido? “Dessa forma, esse projeto propõe uma troca de saberes entre radiologistas, estudantes, cirurgiões-dentistas, curadores e artistas. Isso, visando uma construção de diálogos através da tecnologia e um impacto positivo nas áreas de conhecimento envolvidas”, explica Bicalho.

Ousadia

Idealizada em 2020, durante a pandemia, Galeria Radiológica é uma empreitada ousada que leva para o público o encontro entre ciência e arte. Ana dos Anjos, responsável pela comunicação do projeto, diz que “A ciência busca decifrar os mistérios da existência com precisão e lógica, enquanto a arte traduz esses mistérios em emoção e significado. Na interseção entre essas duas forças, encontramos algo extraordinário, uma ponte que conecta o rigor à criatividade, o tangível ao intangível”, observa

O curador adiciona.  “Construir diálogos e encontrar interseções entre as Artes Visuais e a Radiologia é o que torna a exposição instigante, o que suscita perguntas. E aqui queremos mais trazer perguntas do que respostas. Como o artista e o radiologista lidam com a imagem?”, diz Breno.

Suportes e expoentes

A Galeria Radiológica tem produção da Nortear Produções, que atua na escrita e gestão de projetos híbridos. As imagens que inspiraram a criação das obras são bucais e de clínicas parceiras oriundas do Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia, Goiás. O  projeto conta ainda com o apoio de Instituições de Ensino. A galeria virtual abriga obras de 14 artistas diferentes em suas técnicas e gerações. Os trabalhos perpassam técnicas distintas, como pinturas, desenhos, gravuras, colagens, fotografias, vídeos, objetos e técnicas mistas.

São eles: Auá Mendes (AM), Antônio Amaral (PI), Humberto Moura Carrazzone (SP) Breno Barbosa (MG), Claudia de Paula (RJ), Cristina Corradi Melo (IT) Eduardo Rosa (MG), Heloísa Brandão (MG – USA) Hogenério (MG), Jônatas Milagres Campos (MG) Julia Elyse (MG), Ligia Taka Imanishi (RJ), Lorena D’arc (MG) e Luciana Horta (MG).

Expografia

A expografia de Galeria Radiológica foi construída com a expertise de olhares distintos dos integrantes da produção do projeto. Marina explica que a soma de vários saberes criou o ambiente da exposição das obras. “Olhares e saberes de diversos setores da equipe, desde as direções de arte e geral, da curadoria, da produção e da engenharia da galeria virtual, ou seja, a expografia também busca abarcar a interdisciplinaridade e a hibridez presente no projeto como um todo”, diz o curador. 

Marina diz que, com Galeria Radiológica, espera provocar olhares, reflexões e questionamentos acerca da arte e da ciência para além do que sabemos. “E quem sabe até apontar novas possibilidades de encontro e crescimento nas relações humanas entre profissionais da radiologia, seus pacientes e a sociedade como um todo”, vaticina.

Sobre a programação

A exposição artística Galeria Radiológica ficará disponível para visitação virtual por três meses. No período, o público vai ter acesso a atividades educativas. Entre elas, lives e bate-papos com os artistas convidados, professores, estudantes, pacientes e público em geral. “Desse modo, vamos discutir temas que envolvem o diálogo entre ciência, arte e tecnologia. A ideia é propor perguntas como: o que a radiologia pode aprender com a Arte? Como a arte se faz científica? Será que a ciência é, em si, uma forma de arte?”, revela Marina.

Nesses encontros, o público terá acesso ao processo criativo da produção das obras. Assim, poderá entender como a área da saúde – e, mais especificamente, da radiologia – dialoga com a arte. “Além disso, haverá três tours virtuais com estudantes de Instituições Públicas de Ensino de Belo Horizonte. A proposta é ‘levar’ a galeria até as escolas. Tal qual, possibilitar que estudantes visitem a galeria através de óculos de realidade virtual”, conta a idealizadora do projeto.

Os detalhes estão no perfil @galeriaradiologica.

Sobre a Idealizadora de Galeria Radiológica

Mineira de Belo Horizonte, Marina de Barros Bicalho tem graduação em Odontologia, com especialização em Radiologia e Imaginologia Odontológica. Também é Mestre em Clínicas Odontológicas com ênfase em Radiologia e Imaginologia odontológica pela PUC-MINAS. É Radiologista com mais de dez anos de experiência. Atualmente, trabalha na Telerradiologia com laudos de Tomografia Computadorizada de feixe Cônico. Marina é professora com experiência como docente em cursos de especializações, graduação em odontologia e cursos de ASB/TSB.

Sobre o curador

Mineiro, Breno Barbosa é formado em Artes Plásticas pela Escola Guignard/UEMG (1981/1987). É professor de desenho e pintura, com exposições, premiações e participação em salões de arte em MG e vários outros estados do Brasil. Do mesmo modo, já expôs no Paraguai, Espanha e França. Segundo o artista visual Miguel Gontijo, “o trabalho de Breno é ácido e muitas vezes dotado de um genuíno senso de humor”. Para ele, o traço do artista é ágil e constrói movimentos vigorosos e jogos provocativos de sombra e luz. Desse modo, revela sua visão existencial em figuras contorcidas, inquietas… “E atormentadas por uma natureza contraditória e ávida por transformar a realidade a qual pertencem”.

Serviço

Galeria Radiológica – Exposição virtual

Data: 11/2 a 11/5
Local:Galeria Radiológica | Galeria Radiológica
Perfil no IG: @galeriaradiologica

The post Galeria Radiológica: projeto une ciência, arte e tecnologia  appeared first on Culturadoria.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.