Hospitais de São Paulo recebem visitas do projeto Rumo ao Riso

Pelo segundo mês hospitais da cidade de São Paulo (SP) e de Porto Seguro (BA) recebem a visita das participantes do projeto de palhaçaria feminina “Rumo ao Riso”. O grupo, conhecido pelo seu característico “nariz azul”, reúne humor, música e literatura para humanizar os ambientes hospitalares e promover alívio emocional para pacientes, acompanhantes e profissionais da saúde. O Metro World News conversou com Gabi Roncatti, atriz e idealizadora do projeto Rumo ao Riso, para saber mais sobre a iniciativa.

Leia também:

  • Vídeo mostra primeiros instantes após a queda de um avião na Zona Oeste de São Paulo
  • Avião cai em em movimentada avenida da Zona Oeste de São Paulo e atinge um ônibus
  • Grande São Paulo pode voltar a enfrentar temporais nesta sexta-feira, diz meteorologia

Segundo Gabi, que trabalha com atriz desde pequena, a palhaçaria entrou em sua vida durante um curso realizado no Galpão do Circo. Ela então decidiu juntar o universo lúdico da palhaçaria com os trabalhos voluntários que já realizava em hospitais.

Para ela, o principal impacto do projeto é mudar o clima no ambiente hospitalar: “As intervenções realmente tiram as pessoas do pensamento da doença, da dor e daquela sensação de “estou no hospital”. O sorriso muda o rumo dessas situações. Levar a compaixão, amor e alegria, principalmente para quem é abandonado pelos familiares no ambiente hospitalar.”

Cuidado aos pacientes e participantes

Em sua fala, Gabi também conta que além do cuidado com os pacientes o cuidado com os participantes do projeto também é algo primordial. Após cada intervenção o grupo se encontra com uma psicóloga, pronta para ouvir os desabafos e ajudar a “arrumar o que desarrumou, o que impactou”.

Neste mês de fevereiro, serão realizadas duas visitas a hospitais de São Paulo. A primeira, no dia 12, será no Hospital Santa Marcelina, onde fica localizado o Tucca, referência no cuidado ao câncer infantil. A segunda visita, no dia 14, acontecerá no Hospital Beneficência Portuguesa.

No momento, o grupo não recebe voluntários e conta apenas com profissionais formados em palhaçaria, mas Gabi revela que isso pode mudar em um futuro bem próximo. O trabalho do grupo Rumo ao Riso pode ser acompanhado pelo Instagram @rumoaoriso.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.