PT critica falas de Hugo Motta sobre 8 de janeiro e semipresidencialismo

Gleisi Hoffmann

Membros do Partido dos Trabalhadores (PT) criticaram Hugo Motta (Republicanos-PB), presidente da Câmara dos Deputados, após ele negar que os ataques de 8 de janeiro de 2023 aos prédios dos três Poderes tenham sido uma tentativa de golpe e defender o debate sobre o semipresidencialismo no Brasil.

A deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), presidente nacional do PT, criticou no último domingo (9) a proposta de emenda à constituição (PEC) que institui o semipresidencialismo no País. O modelo é alternativo ao presidencialismo e dá mais poder ao Congresso em questões como o plano de governo e Orçamento da União.

Para a petista, a proposta do deputado federal Luiz Carlos Hauly (Podemos-PR) pretende “tirar da maioria da população o direito de eleger um presidente com poderes de fato para governar”. “É muito medo da soberania do povo”, disse Gleisi no X (antigo Twitter).

A PEC foi protocolada na Câmara na última semana, após reunir o quórum de assinaturas necessário para começar a tramitar. Entre as assinaturas, consta o apoio de Hugo Motta. Apesar de sinalizar apoio ao texto, Motta afirmou que não pretende acelerar a tramitação do projeto.

Já o deputado Carlos Zarattini (PT-SP), disse ao jornal O Globo que negar a tentativa de golpe é um absurdo depois de tantas provas obtidas na CPI do Congresso e nas investigações do STF. Enquanto ficarmos passando o pano em golpistas, vamos continuar vivendo sob ameaças.

Segundo o jornal, o líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias (RJ), pretende conversar com Motta, apoiado pelo partido para o comando da Câmara, sobre uma eventual inclusão na pauta da Câmara de um projeto para anistiar os condenados por atos antidemocráticos.

The post PT critica falas de Hugo Motta sobre 8 de janeiro e semipresidencialismo appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.