Motta sela acordo com bolsonaristas para evitar surpresas sobre o 8 de janeiro

O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), já firmou um acordo com a oposição bolsonarista para evitar surpresas e manobras sobre a anistia aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro, uma prioridade da direita para viabilizar a reabilitação do ex-presidente Jair Bolsonaro nas eleições do ano que vem. As informações são da coluna de Malu Gaspar no jornal O Globo.

Segundo a reportagem, o 1º vice-presidente da Câmara dos Deputados, Altineu Côrtes (PL-RJ), se comprometeu a não pautar o projeto quando estiver no exercício da presidência da Casa, durante viagens de Arthur Lira ao exterior ou em eventuais licenças do deputado.

Côrtes acertour com Arthur Lira, ex-presidente da Câmara dos Deputados, que a proposta de anistia só será colocada em pauta quando a bancada concluir que há reais chances de aprovação. O atual líder, Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), também tem feito projeções semelhantes nos bastidores.

Apesar de o compromisso assumido por Altineu parecer entrar em conflito com os interesses de Bolsonaro, o PL busca sinalizar apoio ao novo presidente da Câmara, que já demonstrou abertura para discutir a anistia após sua posse.

Na sexta-feira (7), presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou que a invasão aos Três Poderes no dia 8 de janeiro de 2023 foi “grave”, mas “não uma (tentativa) de golpe”.

“Entendo que estão recebendo penas muito severas”, disse o deputado. “É um assunto que divide a Casa, que gera tensionamento com o Judiciário e com o Executivo. Por isso, o nosso cuidado em tratar sobre o tema. Eu não posso chegar aqui dizendo que vou pautar anistia na semana que vem ou não vou pautar de jeito nenhum.”

The post Motta sela acordo com bolsonaristas para evitar surpresas sobre o 8 de janeiro appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.