Nova onda de calor atinge as regiões sudeste e nordeste do país

Uma nova onda de calor atinge as regiões sudeste e nordeste do país a partir desta quarta-feira e deve se estender até o meio da semana que vem, de acordo com dados da Climatempo.

A previsão é que os termômetros atinjam os 40º C em áreas do Rio de Janeiro, noroeste de Minas Gerais, oeste da Bahia, Vale do São Francisco e no sertão entre Bahia, Pernambuco e Piauí.

Na cidade de São Paulo, o calor não deve entrar na classificação “onda de calor”, mas as temperaturas devem permanecer de 3º C a 5º C acima da média prevista para o mês de fevereiro nos próximos dias, com chances de bater o recorde nos próximos dias.

Já o litoral norte e a Serra da Mantiqueira (divisa com Minas Gerais) estão dentro da área que será afetada pelo calor intenso nos próximos dias.

LEIA TAMBÉM:

Idosa de quase 100 anos entra no mar pela primeira vez e descreve: “A água bateu no rosto e levou as lágrimas”

A onda de calor se caracteriza pelo aumento acima de 5º C na temperatura por pelo menos 5 dias consecutivos. É um fenômeno meteorológico que ocorre quando áreas de alta pressão têm ar descendente, comprimindo o ar no solo. As massas de ar quente se expandem verticalmente, criando uma cúpula de alta pressão que prende o calor embaixo, como a tampa de uma panela, por dias ou mesmo semanas.

SEGUNDA-FEIRA

Para essa segunda-feira, a combinação de calor e a umidade trazida pela brisa marítima devem provocar condições para pancadas de chuvas isoladas com intensidade variando de moderada a forte em todo o estado de São Paulo.

A previsão para esta segunda-feira e de sol brilhando forte, desde cedo, e temperaturas atingindo a máxima de 32º C no decorrer da tarde.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.