Ibovespa Futuro tem leve alta em meio a cautela com nova ameaça tarifária de Trump

Bolsa pregão

O Ibovespa Futuro operava com leve alta nos primeiros negócios desta segunda-feira (10), em meio cautela dos investidores diante da possibilidade de uma nova escalada das recentes tensões no comércio internacional, após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, apresentar mais detalhes de seus planos tarifários no domingo.

Trump disse que anunciará nesta segunda-feira tarifas de 25% sobre todas as importações de aço e alumínio para os EUA, que se somariam às tarifas existentes sobre metais, além de introduzir tarifas recíprocas na terça ou quarta-feira que se igualarão as taxas cobradas por outros países.

O dia também marca a entrada em vigor de tarifas retaliatórias da China sobre os EUA, que foram anunciadas por Pequim como resposta à taxa de 10% imposta por Trump sobre os produtos chineses na semana passada.

Na cena doméstica, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizará uma série de reuniões ao longo do dia, incluindo um encontro com a presença do ministro da Casa Civil, Rui Costa, e do secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Dario Durigan, às 10h.

Às 9h07 (horário de Brasília), o índice futuro com vencimento em fevereiro subia 0,08%, aos 125.030 pontos.

Nos EUA, o Dow Jones Futuro operava com alta de 0,09%, S&P500 subia 0,03% e Nasdaq Futuro avançava 0,01%.

As projeções dos analistas para a inflação em 2025 e 2026 subiram novamente, segundo dados divulgados nesta segunda-feira (10) no Relatório Focus do Banco Central. A projeção para 2025 passou de 5,51% para 5,58%, enquanto para 2026, a estimativa subiu de 4,28% para 4,30%.

Ibovespa, dólar e mercado externo

O dólar à vista subia 0,38%, aos R$ 5,813 na compra e R$ 5,815 na venda. Na B3 o contrato de dólar futuro de primeiro vencimento subia 0,19%, aos 5.841 pontos.

Os mercados da Ásia-Pacífico fecharam sem direção definida, com as crescentes tensões comerciais mantendo os investidores preocupados.

Os preços do petróleo avançam enquanto investidores avaliam novas tarifas dos EUA sobre todas as importações de aço e alumínio, o que pode prejudicar o crescimento econômico global e a demanda por energia.

As cotações do minério de ferro na China fecharam em alta, impulsiondas por sinais de recuperação na demanda na China.

(Com Reuters)

The post Ibovespa Futuro tem leve alta em meio a cautela com nova ameaça tarifária de Trump appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.