Governo Lula mira big techs após Trump anunciar tarifa sobre aço

Os presidentes do Brasil, Lula, e dos Estados Unidos, Donald Trump. Foto: Reprodução

O governo Lula deve taxar as plataformas digitais americanas, as big techs, se o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, oficializar um aumento de até 25% nas tarifas para aço e alumínio de todos os países. A medida anunciada pelo republicano afeta diretamente o Brasil, segundo maior exportador de aço para o país.

Segundo a coluna de Mônica Bergamo na Folha de S.Paulo, o governo federal tem aguardado com cautela o anúncio da gestão Trump e não quer entrar em uma guerra comercial aberta contra os Estados Unidos, mas também não pretende fingir que nada está acontecendo.

A ideia de taxar as plataformas, conhecida como “digital tax”, teria uma vantagem sobre qualquer outra possibilidade de retaliação, segundo membros do governo brasileiro, já que a tributação tem sido debatida na OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico).

Alguns países, como o Canadá, já avançaram na implementação da taxa e o Brasil vem discutindo a ideia há diversos meses, permitindo que o governo anuncie a taxa de maneira quase imediata.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, durante assinatura de decreto na Casa Branca. Foto: Jim Watson/AFP

Membros do Executivo também acreditam que a taxação não prejudicaria setores industriais brasileiros por não se tratar de impostos sobre insumos importados dos Estados Unidos, o que impactaria o preço dos produtos brasileiros e poderia impulsionar a inflação.

A lista do governo inclui Amazon, Facebook, Instagram, Google e Spotify como possíveis alvos da taxação. No Canadá, o imposto sobre serviços digitais deve ter uma alíquota de 3% sobre a receita obtida com serviços que dependem de contribuições de engajamento, dados e conteúdo de usuários canadenses, além de venda ou licenciamento de dados de usuários do país.

O governo brasileiro acredita que Trump vai oficializar a taxação ainda nesta segunda (10), mas não pretende se precipitar num anúncio por considerar que o republicano volta atrás em atos e declarações.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Adicionar aos favoritos o Link permanente.