Yamaha lança sua nova motocicleta R3 Connected no Brasil

Foto: Reprodução

Durante quase 25 anos, a série R da Yamaha, com o seu design inovador, construção ultraleve, dimensões compactas e potência impressionante, é referência para todos os entusiastas de motocicletas Supersport.

Movida pelo êxito global da Yamaha na competição até a categoria rainha da MotoGP, cada modelo da linha Supersport integra inovações tecnológicas e estéticas desenvolvidas em competição, o que as tornam mais do que aptas para as pistas, ruas ou estradas.

Dando continuidade à missão da Yamaha de colocar o desempenho e a tecnologia concebidos para a competição ao alcance de todos os motociclistas, independentemente do nível de experiência, a Série R entra em 2025 mais estilizada, mais refinada e mais emocionante do que nunca.

Reafirmando a dedicação da Yamaha em proporcionar uma experiência de condução inigualável para todos os pilotos, a NOVA YAMAHA R3 CONNECTED passou por atualizações importantes, ganhou ainda mais tecnologia e chega ao mercado brasileiro pouco tempo após o lançamento na Europa.

Destaques

Com novo visual para 2025, os fãs da Série R reconhecerão instantaneamente a nova R3 como um verdadeiro modelo Yamaha Supersport, com a nova frente mais agressiva, de “dois olhos” e quatro DRLs integrados à entrada de ar inspirada na YZR-M1 com novos defletores aerodinâmicos e potente farol de LED.

Agora com uma nova carenagem, estreita e leve, e equipada com o consagrado motor bicilíndrico de 321 cc, de acordo com as novas normas do PROMOT M5, a NOVA YAMAHA R3 CONNECTED, agora também tem embreagem assistida e deslizante que proporciona menor esforço no acionamento da alavanca e garante mais suavidade até mesmo nas reduções mais agressivas, novo painel de instrumentos LCD estilo “Black out”, uma prática tomada USB, além de conectividade para smartphone pelo Y-Connect.

Por baixo deste novo visual impressionante, a NOVA YAMAHA R3 CONNECTED apresenta um chassi compacto e leve que proporciona o equilíbrio ideal entre força e rigidez, com suspensão dianteira invertida de especificações elevadas e um potente sistema de frenagem para incentivar os novos pilotos a se divertir e sentir confiança enquanto conduzem no Universo R. 

Estilo com DNA Racing

A inovação aerodinâmica tem estado na vanguarda do design da R3, inspirado no estilo e na aerodinâmica da Yamaha YZR-M1 da MotoGP. Imediatamente reconhecível como membro da família Supersport da Yamaha, o novo modelo tem um visual tão envolvente como a sua condução, e fará com que qualquer piloto sinta que está na presença de uma autêntica motocicleta superesportiva.

Na dianteira, a NOVA YAMAHA R3 CONNECTED ostenta um conjunto óptico de nova geração com iluminação Full LED: novo farol com projetor, que unifica a luz baixa e alta, DRL (luz de rodagem diurna) e setas, tudo de LED. Os faróis se fundem na carenagem esculpida para criar um visual elegante e sofisticado, ao mesmo tempo que complementa o desempenho aerodinâmico da moto. Na traseira, nova lanterna e setas de LED.

Abaixo da entrada de ar, que identifica de imediato a Série R, estão integrados os novos defletores de ar, derivados da YZR-M1, que, em conjunto com as asas traseiras e a nova carenagem, proporcionam a máxima eficiência aerodinâmica à medida que o ar flui ao longo do perfil da R3, com a carenagem em camadas reduzindo o arrasto aerodinâmico e aumentando a eficiência de refrigeração. Tanto para os mais experientes como para os pilotos iniciantes, independentemente da idade, a R3 transmite a sensação de velocidade, mesmo quando está estacionada, e sem dúvidas é uma motocicleta que terá presença marcante por onde passar.

Motor com desempenho esportivo e emocionante

Verdadeiro coração da R3, o motor bicilíndrico de 321 cc de quatro tempos, oito válvulas e refrigeração líquida, com a exclusiva tecnologia DiASil, que contribui para menor vibração, melhor dissipação de calor e ganho de desempenho, continua surpreendendo, tanto nas ruas como nas pistas, uma vez que entrega impressionantes, mas fáceis de controlar, 41,3 cv de potência a 10.750 rpm, um torque enérgico de 3 kgf.m a 9.000 rpm e taxa de compressão de 11,2:1.

A reconhecida confiabilidade da Yamaha garante que esta nova motocicleta esportiva está sempre pronta para a ação, com uma relação peso-potência de 4,14 kg/cv. O consagrado motor bicilíndrico inclui pistões leves em alumínio forjado, para reduzir os níveis de vibração, bem como bielas mais curtas e cilindros com o mesmo design da R1 para melhorar a eficiência do motor em termos de combustão e permitir que seja mais compacto. Tudo isso atendendo as normas do PROMOT M5.

Embreagem assistida e deslizante: controle máximo

Uma nova caraterística chave para o desempenho superior da R3 é a inclusão de uma embreagem assistida e deslizante, que torna o câmbio de seis velocidades mais suave, além de permitir reduções fluidas e uma sensação de maior controle no efeito do freio motor da moto. Isso ajuda a tornar a experiência de condução superesportiva mais acessível a mais pilotos.

Outra vantagem da embreagem assistida e deslizante da NOVA YAMAHA R3 CONNECTED é a significativa sensação de maior leveza no manete de pelo menos 17% em relação a um sistema de embreagem convencional. Além disso, o próprio manete de embreagem também foi melhorado e agora está 5 mm mais perto do guidão, permitindo que condutores com mãos pequenas operem o sistema de forma confortável, minimizando a fadiga durante as viagens mais longas.

Suspensões, chassi e freios

A suspensão dianteira invertida de 37 mm de diâmetro e 130 mm de curso da NOVA YAMAHA R3 ABS CONNECTED proporciona estabilidade em todas as situações de condução e velocidade, com uma excelente resposta da dianteira em curvas e durante frenagens. Já a suspensão traseira é monoshock, possibilita sete regulagens na pré-carga da mola e entrega melhor estabilidade, e é eficiente em frenagens e acelerações. Ou seja, as suspensões da NOVA YAMAHA R3 CONNECTED proporcionam excelente controle da motocicleta nas mais diversas situações.

As suspensões, aliadas ao quadro compacto e leve, proporcionam o equilíbrio ideal entre força e rigidez, um aspecto essencial para os novos condutores que estão entrando no mundo das duas rodas.

A motocicleta está equipada com freios ABS nas duas rodas, com disco dianteiro de 298 mm e disco traseiro de 220 mm. Já os pneus têm as medidas 110/70 na frente e 140/70 atrás, sempre com 17 polegadas. As rodas são de liga leve.

Novo painel

O painel da NOVA YAMAHA R3 CONNECTED é totalmente novo, com novo layout mais envolvente e esportivo. O painel completo, com tela multifunção LCD é 100% digital e agora no estilo “Blackout”, que além de mais estiloso garante melhor visualização das informações para o motociclista.

O novo painel exibe velocímetro, tacômetro, indicador de marcha, combustível, temperatura e relógio, além da nova luz indicadora de mudança de marcha e das luzes indicadoras de Neutro (“N”), farol alto, pisca esquerdo e direito, advertência da pressão do óleo, do motor e do sistema antibloqueio do freio (ABS).

A esportiva da Yamaha também tem conectividade Bluetooth com o sistema Yamaha Motorcycle Connect, o Y-Connect, que exibe no painel indicador de status da bateria do smartphone conectado, conectividade do aplicativo e mensagens e chamadas recebidas e perdidas.

Dimensões

Aliando o estilo inovador com o caráter prático do mundo real, a NOVA YAMAHA R3 CONNECTED é leve e compacta, pesando apenas 171 quilos, com todos os fluidos, evidenciando a facilidade na condução e nas manobras. Além disso, o assento agora é 6 mm mais estreito e as tampas laterais 13 mm mais estreitas, o que significa um perfil muito mais estreito e com menos carenagem obstruindo as pernas. Com estas melhorias, além da altura do assento de apenas 780 mm, fica fácil para os condutores colocarem os pés firmemente no chão e sentirem-se seguros quando param.

A NOVA YAMAHA R3 CONNECTED tem 2.090 mm de comprimento, 735 mm de largura e 1.140 mm de altura, com 1.380 mm de distância entre os eixos e capacidade para 14,2 litros de gasolina no tanque de combustível.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.