Bloco Andacunfé

Inspirado por Gilberto Gil, o Bloco Andacunfé levará para as ruas de Belo Horizonte a temática “O Tempo é Rei”. A proposta deste ano convida os foliões a refletirem sobre a relação que temos com o tempo: estamos aproveitando bem nossos momentos? Temos tempo para cuidar de nós mesmos, para socializar, para plantar e colher?
Criado em 2019 como uma homenagem a um dos maiores expoentes da música brasileira, o Bloco Andacunfé se prepara para levar às ruas, no Carnaval de 2025, uma mensagem de consciência e celebração. Inspirado na canção “Tempo Rei”, gravada por Gil em 1984 no álbum “Raça Humana”, o desfile está marcado para o primeiro dia do pré-Carnaval, 15 de fevereiro. O tema também dialoga com a última turnê do artista, que acontecerá em 2025 como sua despedida dos palcos.
A bateria do Andacunfé, composta por cerca de 70 ritmistas, será a expressão viva do tempo em movimento. Inspirada na ancestralidade e na filosofia dos ciclos da vida, ela representará a fluidez do tempo, seu poder transformador e a importância de respeitarmos cada etapa da existência. Como uma árvore que nasce de uma pequena semente, cresce, floresce e dá frutos, a humanidade também passa por suas fases: do nascimento à maturidade, do aprendizado à sabedoria, até que retornamos à Terra para reiniciar o ciclo.

A banda é formada por músicos experientes na cena belo-horizontina, como Vitor Gontijo (guitarra), Calvin (baixo – banda Lamparina), intérprete e compositora Leopoldina (do Pena de Pavão de Krishna e Juventude Bronzeada), Pedro Campolina (percussão – regente do Coco da Gente) e Paulo Rocha (sanfona – Trio Bem-te-quero). Para o cortejo, teremos a participação de Iaiá Drumond, Fred Letro (Grupo Lampião) e Luiz Vitor Calça. Na regência, além de Pedro Campolina, contaremos com a participação da regente Letícia Borem. A produção é realizada por Leopoldina e Pedro Campolina.
É essa reflexão que o bloco quer levar para os foliões: estamos respeitando os tempos da vida? Vivemos a pressa frenética da modernidade sem perceber o valor de cada instante? O tempo, como rei, rege a nossa existência, e cabe a nós aprender a dançar conforme seus ritmos.
Nas ruas do bairro Santa Tereza, entre batuques e canções, o Andacunfé reforçará a importância de celebrar a vida com consciência, reflexão e alegria. Teremos no repertório grandes clássicos de Gilberto Gil, conduzindo um cortejo onde o tempo não é um inimigo, mas um mestre.
Mais do que um carnaval, o Andacunfé convida a um mergulho no tempo: tempo de sonhar, de agir, de transformar. E, acima de tudo, de viver com plenitude.
Serviço

15/02 – Cortejo Bloco Andacunfé – O Tempo é Rei
Horário da concentração 9h
Saída: 10h
Endereço: Rua Pirite próximo ao número 151
Produção: Pedro Campolina (31) 993586260
Leopoldina: (31) 9 9125 5225

Histórico
O Bloco Andacunfé surgiu em 2019, a partir das aulas de percussão popular ministradas pelo músico e pesquisador Pedro Campolina. Durante os encontros, um grupo de batuqueiros descobriu sua paixão comum por Gilberto Gil e decidiu criar um bloco para homenagear o artista. As aulas ocorriam na Vila Novo São Lucas, no Aglomerado da Serra, na Casa Verde, um espaço cultural de artistas e músicos. Com o apoio de integrantes dos blocos Coco da Gente e Pena de Pavão de Krishna, o Andacunfé cresceu e passou a realizar ensaios no quintal da casa de Ronaldo e Nívea, moradores da comunidade, fortalecendo a conexão com a região e gerando impacto social.
Em 2020, o Andacunfé abriu a programação oficial do Carnaval de Belo Horizonte e, durante a pandemia, manteve atividades virtuais para apoiar artistas e preservar o bem-estar dos participantes. Retomou os ensaios presenciais em 2021 e, desde então, promove eventos marcantes, como a “Fé na Festa” e o “Arraiá do Andacunfé”. Nos últimos anos, abordou temas relevantes nos cortejos: “Refloresta” (2023), com foco no meio ambiente, e “Mar da Revolução” (2024), trazendo reflexões sociais. Agora, em 2025, o Andacunfé convida todos a pensar sobre o tempo e sua importância em nossas vidas.

The post Bloco Andacunfé appeared first on Culturadoria.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.