Júri de bolsonarista que assassinou tesoureiro do PT começa nesta terça-feira

Jorge Guaranho (à esquerda), ex-policial penal, será julgado pelo assassinato de Marcelo Arruda (à direita), guarda municipal e tesoureiro do PT. Foto: Reprodução

O júri popular de Jorge Guaranho, ex-policial penal bolsonarista acusado de homicídio duplamente qualificado pelo assassinato de Marcelo Arruda, guarda municipal e tesoureiro do Partido dos Trabalhadores (PT) em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, começa às 10h desta terça-feira (11).

O julgamento ocorre no Tribunal do Júri de Curitiba, após a Justiça aceitar o pedido de desaforamento feito pela defesa, que argumentou risco de parcialidade dos jurados caso o julgamento fosse realizado em Foz do Iguaçu, onde o crime ocorreu.

O crime aconteceu em 9 de julho de 2022, durante a festa de 50 anos de Marcelo Arruda, que tinha temática de Lula e do PT. Segundo a investigação, Guaranho invadiu a comemoração e disparou contra a vítima, que revidou. Arruda morreu na madrugada do dia 10.

Bolsonarista que matou petista se define conservador - 10/07/2022 - Poder - Folha
Eduardo Bolsonaro ao lado de Jorge Guaranho: ex-policial penal é réu por homicídio duplamente qualificado. Foto: Reprodução

Desde setembro do ano passado, Guaranho cumpre prisão domiciliar. Antes disso, esteve detido no Complexo Médico de Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, para onde foi levado um mês após o crime, ao receber alta hospitalar.

O júri terá início com a seleção de sete jurados para o Conselho de Sentença, entre os 25 convocados e 55 suplentes. O julgamento deve se estender até quinta-feira (13), com a oitiva de cinco testemunhas da acusação e cinco da defesa. Entre elas está Daniele Lima dos Santos, vigilante que afirmou ter ouvido Guaranho gritar “aqui é Bolsonaro” antes dos disparos.

A juíza Mychelle Pacheco Cintra Stadler presidirá o julgamento, que seguirá o rito do tribunal do júri. Os jurados deverão responder sobre autoria, materialidade e qualificadoras do crime. Jorge Guaranho será o último a prestar depoimento, e a sentença será definida com base na decisão dos jurados.

Conheça as redes sociais do DCM:

⚪Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo

🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Adicionar aos favoritos o Link permanente.