Ibovespa Futuro sobe com atenção a tarifas de Trump em dia de Powell e IPCA

O Ibovespa Futuro operava com leve alta nos primeiros negócios desta terça-feira (11), em meio à cautela com as tarifas do presidente dos EUA, Donald Trump, e à espera de fala do presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, um dia antes da divulgação dos dados de inflação ao consumidor (CPI).

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de janeiro foi de 0,16%, ficando 0,36 ponto percentual (p.p.) acima da taxa de dezembro (0,52%). Esse foi o menor IPCA para um mês de janeiro desde a implantação do Plano Real, em 1994. Em dezembro de 2024, a variação havia sido de 0,42%.O IPCA acumula alta de 4,83% nos últimos 12 meses. A expectativa do consenso Lseg era de alta de 0,14%.

Nesta terça, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), recebe às 14h o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha. Em seguida, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reúne com Haddad e os ministros da Casa Civil, Rui Costa; do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet; e da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

No exterior, o chair do Fed fornecerá a primeira parte de seu depoimento semestral ao Congresso dos EUA, a partir das 12h (horário de Brasília).

Às 9h09 (horário de Brasília), o índice futuro com vencimento em fevereiro subia 0,14%, aos 125.820 pontos.

Nos EUA, o Dow Jones Futuro operava com baixa de 0,16%, S&P500 caía 0,26% e Nasdaq Futuro recuava 0,40%.

Ibovespa, dólar e mercado externo

O dólar à vista caía 0,12%, aos R$ 5,780 na compra e na venda. Na B3, o contrato de dólar futuro de primeiro vencimento caía 0,13%, aos 5.840 pontos.

Os mercados da Ásia-Pacífico fecharam mistos, em um sinal de cautela dos investidores depois que o presidente Donald Trump delineou tarifas sobre as importações de aço e alumínio dos EUA. Trump assinou na segunda-feira uma ordem que impõe tarifas de 25% sobre as importações de aço e alumínio para os EUA.

Trump estabeleceu tarifas sobre embarques de aço e alumínio de todos os países, incluindo os principais fornecedores México e Canadá, a partir de 12 de março, mas disse que consideraria uma isenção para a Austrália. 

Os preços do petróleo sobem, já que a redução da produção russa aliviou as preocupações sobre um excesso.

As cotações do minério de ferro na China fecharam em baixa.

(Com Reuters)

The post Ibovespa Futuro sobe com atenção a tarifas de Trump em dia de Powell e IPCA appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.