Hospital Regional: reflexo do descaso de Zema com a saúde de Juiz de Fora

tribunalivre destacada

A recente decisão judicial que impediu o corte de recursos do estado para Juiz de Fora expõe mais um ato irresponsável do governador Romeu Zema. Ao romper o acordo previamente firmado com a Prefeitura, ele coloca em risco o futuro da saúde na região.

Como secretária de Saúde de Juiz de Fora no início da gestão de Margarida Salomão, acompanhei esse processo de perto. O acordo sobre a dívida, mediado pelo Ministério Público de Minas Gerais, previa a doação de um terreno para viabilizar o Hospital Regional, cuja obra foi paralisada em 2016. Em contrapartida, o estado deveria retomar e concluir a construção, anulando o saldo devedor herdado de outras gestões do Executivo de Juiz de Fora.

Zema não só aceitou o acordo em 2021, como garantiu o cumprimento do compromisso em sua campanha de reeleição. No entanto, não teve o menor constrangimento em romper o acordo e anunciar o corte dos repasses, prejudicando serviços essenciais e ameaçando a conclusão do hospital. Juiz de Fora não tem qualquer dívida com o estado, e a quitação já havia sido garantida.

A Justiça concedeu liminar impedindo, devidamente, o corte dos recursos—a prefeitura reagiu com firmeza, enquanto Zema manteve silêncio. A falta de responsabilidade e o descaso do governador comprometem a saúde pública da Zona da Mata, e o povo de Juiz de Fora não pode ser penalizado por isso. Exigimos respeito e compromisso com a saúde!

 

 

Esse espaço é para a livre circulação de ideias e a Tribuna respeita a pluralidade de opiniões. Os artigos para essa seção serão recebidos por e-mail ([email protected]) e devem ter, no máximo, 30 linhas (de 70 caracteres) com identificação do autor e telefone de contato. O envio da foto é facultativo e pode ser feito pelo mesmo endereço de e-mail.

 

O post Hospital Regional: reflexo do descaso de Zema com a saúde de Juiz de Fora apareceu primeiro em Tribuna de Minas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.