Sem provas, Musk diz que “deep state” dos EUA financiou vitória de Lula em 2022

Elon Musk sério, de perfil
O empresário Elon Musk – Reprodução

O bilionário Elon Musk, assessor do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e acionista majoritário do X (antigo Twitter), afirmou que o governo de Joe Biden financiou a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) contra Jair Bolsonaro (PL) nas eleições de 2022. A declaração foi feita em resposta ao senador republicano Mike Lee (Utah), que se reuniu nesta quarta-feira (12) com o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP).

A polêmica começou quando Mike Lee publicou em seu perfil no X: “Se o governo dos EUA tivesse financiado a derrota de Bolsonaro por Lula, isso te incomodaria? Eu ficaria lívido. Quem está comigo nessa?”.

A postagem veio em resposta a uma página argentina de direita, bloqueada pela Justiça brasileira, que divulgou sem evidências a alegação de que Biden teria financiado uma “fraude eleitoral” no Brasil por meio da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAid).

Musk respondeu ao senador afirmando: “Bem, o ‘deep state’ dos EUA fez exatamente isso”, utilizando um termo frequentemente empregado por teóricos da conspiração para descrever uma suposta estrutura paralela dentro do governo americano que operaria independentemente dos governantes eleitos.

A declaração de Musk ocorre poucos dias após Eduardo Bolsonaro desembarcar em Washington D.C. para reuniões com congressistas aliados de Trump, incluindo Lee. O objetivo seria obter informações que sustentem a tese de interferência dos EUA nas eleições brasileiras, fortalecendo a narrativa bolsonarista.

A viagem do parlamentar faz parte de uma estratégia para viabilizar a anistia dos envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro, o que poderia beneficiar Bolsonaro e permitir sua candidatura em 2026.

Entre as alegações da suposta interferência americana está a participação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em um estudo internacional sobre fake news, financiado por um programa da USAid, além de intercâmbios com ONGs apoiadas pela entidade.

Donald Trump intensificou suas críticas à USAid e a outras agências governamentais nos últimos meses. No ano passado, Musk já havia declarado que Lula perderia as eleições de 2026 e entrou em confronto com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, por conta de decisões que levaram à derrubada de perfis bolsonaristas no X e à suspensão temporária da rede no Brasil.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Adicionar aos favoritos o Link permanente.