Preço do ovo dispara nos EUA, escassez piora e prateleiras ficam vazias

A grande escassez de ovos nos Estados Unidos está piorando.

Com a gripe aviária dizimando milhões de galinhas poedeiras, os preços subiram mais de 15% em janeiro em relação ao mês anterior — o maior aumento desde 2015 — e 55% em relação ao ano passado, segundo um relatório do Bureau of Labor Statistics (BLS) divulgado nesta quarta-feira. O salto ajudou a impulsionar a inflação geral dos EUA ao maior nível desde agosto de 2023.

Essa é uma péssima notícia para os consumidores americanos, que já enfrentam custos mais altos para itens essenciais como alimentos e combustíveis. Supermercados de Nova York, Chicago e Los Angeles começaram a limitar a compra de ovos, enquanto a rede de restaurantes Waffle House implementou uma taxa extra temporária de US$ 0,50 por unidade.

A situação chegou a um ponto crítico. Em uma movimentada unidade do Whole Foods no bairro Lincoln Park, em Chicago, as prateleiras de ovos estavam completamente vazias na noite de terça-feira, tornando inúteis os avisos de limite de compra.

Prateleiras de ovos em um Whole Foods em Lincoln Park, Chicago, em 11 de fevereiro. Fotógrafo: Miranda Davis/Bloomberg

“Isso não afeta apenas os padeiros domésticos e os cafés da manhã, mas também os restaurantes que dependem de ovos”, disse Elizabeth Renter, economista sênior da NerdWallet. “Vimos na semana passada que o Waffle House, um ícone das refeições baratas de madrugada e de manhã, está adicionando uma taxa extra para lidar com o impacto da gripe aviária.”

Os preços dos ovos vêm batendo recorde após recorde nos últimos meses. O custo médio de uma dúzia nos EUA chegou a US$ 7,34 em 7 de fevereiro, segundo dados do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA). Esse valor representa um aumento de 10% em relação à semana anterior e estabelece um novo recorde histórico.

Desde o início do surto de gripe aviária em 2022, mais de 100 milhões de galinhas poedeiras foram perdidas, de acordo com o grupo de produtores United Egg Producers. Isso levou a uma escassez que forçou diversas redes de supermercados, incluindo Trader Joe’s e Costco Wholesale Corp., a limitarem as compras a uma, duas ou três dúzias por cliente.

Uma placa com informações sobre a escassez de ovos em um supermercado em São Francisco, Califórnia, EUA, na quinta-feira, 30 de janeiro de 2025. A gripe aviária está forçando os fazendeiros a abater milhões de galinhas por mês, elevando os preços dos ovos nos EUA para mais que o dobro do custo no verão de 2023.

O governo Trump está desenvolvendo um plano para enfrentar o problema da gripe aviária, afirmou Kevin Hassett, diretor do Conselho Econômico Nacional da Casa Branca, em entrevista à CNN nesta quarta-feira.

“Muito em breve, todos verão um plano para conter essa situação”, disse Hassett.

A inflação geral nos EUA subiu 0,5% em janeiro em relação ao mês anterior, segundo o relatório do BLS.

Leia mais: Inflação do ovo atormenta os EUA. A culpa é da gripe aviária

“Desafios na cadeia de suprimentos podem pressionar ainda mais os preços dos alimentos no curto prazo”, disse Andy Harig, vice-presidente de tributação, comércio, sustentabilidade e desenvolvimento de políticas da FMI — The Food Industry Association. “Os impactos dos incêndios florestais no Oeste, do frio no Meio-Oeste e do surto contínuo de gripe aviária devem ser monitorados nos próximos meses. Também resta saber de que forma as possíveis tarifas poderão afetar o preço dos alimentos e dos produtos domésticos.”

© 2025 Bloomberg L.P.

The post Preço do ovo dispara nos EUA, escassez piora e prateleiras ficam vazias appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.