Zelensky afirma que Ucrânia não aceitará acordos feitos sem sua participação

O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky afirmou que a Ucrânia “não poderá aceitar quaisquer acordos” que sejam feitos sem a participação do país, em meio a discussões sobre a guerra com a Rússia. Zelensky comentou sobre a recente conversa entre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o presidente russo, Vladimir Putin, ressaltando a importância da inclusão da Ucrânia nas negociações.

Zelensky enfatizou que é “importante que tudo não siga o plano de Putin”, que estaria buscando transformar as negociações em uma conversa bilateral entre Rússia e EUA. O presidente ucraniano expressou que não vê a ligação de Trump com Putin “como um sinal de que conversar com a Rússia era uma prioridade para o presidente dos EUA”. No entanto, ele reconheceu que a situação é “desagradável de qualquer forma”.

O líder ucraniano destacou que “não pode haver conversas sobre a Ucrânia sem a Ucrânia” e que “os europeus também precisam estar à mesa de negociações”. Ele reiterou que a prioridade para seu país são as “garantias de segurança”, algo que ele não considera viável sem o apoio dos Estados Unidos.

Aproximação

Nesta quarta-feira, Trump afirmou que teve uma ligação “altamente produtiva” com Putin, dizendo que eles concordaram em trabalhar juntos e visitar as nações um do outro durante a conversa, que o Kremlin afirmou ter durado quase 90 minutos.

Dmitry Peskov, porta-voz do Kremlin, disse que o presidente russo concordou com Trump que é “hora de nossos países trabalharem juntos” e que uma “solução de longo prazo pode ser alcançada por meio de negociações de paz”, mas alertou que é “essencial resolver as razões do conflito”.

The post Zelensky afirma que Ucrânia não aceitará acordos feitos sem sua participação appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.