Bloco das crianças terá percussão e coral formados pelos pequenos

Bloco A Roda produz o Bloco das Crianças, voltado à garotada de seis a 10 anos. Assim, oferece oficinas de percussão e canto, bem como um desfile lúdico pela Praça da Estação. Idealizado por Pedro Thiago, o Petê, regente e percussionista de A Roda, a iniciativa leva a “a proposta do protagonismo infantil, de ter uma bateria e coral compostos exclusivamente por crianças”. O desfile será no dia 16 de fevereiro, com concentração a partir das 7h e saída às 8h, na Praça da Estação.

“O Carnaval faz parte da identidade cultural brasileira. Ensinar as crianças sobre essa festa popular ajuda a manter viva a tradição e a valorizar a história do país”, observa Petê. O projeto traz como diferencial ser formado apenas por crianças percussionistas. “Brincar no bloco incentiva a convivência em grupo, o respeito ao próximo e a inclusão. Do mesmo modo, permite que as crianças se expressem livremente por meio de fantasias e pintura facial, bem como confecção de adereços e danças. Assim, a garotada desenvolve a imaginação e a auto expressão”, diz Petê.

Saiba mais

As oficinas são ministradas por gente como Leleo Lima, percussionista, regente do Baianas Ozadas e do Querubloco, bloco do projeto social do Querubins. Tal qual, de Débora Mendes, regente do bloco infantil Pé com Pé e co-fundadora do bloco Havaianas Usadas. E, ainda, a cantora do bloco A Roda, Ludmilla Julia. Desse modo, as crianças aprendem congo e ijexá e os instrumentos agogô, chocalhos e tamborzinhos. Esses aprendizados têm um impacto muito positivo no desenvolvimento dos pequenos, afiança Petê. “Através da música, da dança e da cultura carnavalesca, as crianças aprendem valores importantes enquanto se divertem”, contextualiza ele.

Para além do aprender ou ter a noção de como se toca um instrumento, o Bloco das Crianças oferece a oportunidade de os pequenos explorarem e expressarem suas identidades. “Ao ocuparem espaços urbanos, como a Praça da Estação, as crianças não apenas vivenciam a cidade, mas também ajudam a ressignificá-la, afinal, muitos espaços não são habitados por elas. Ou seja, a convivência em ambientes urbanos históricos fortalece o vínculo delas com a cidade. Sendo assim, as torna parte ativa de sua história e cultura”, observa o regente de A Roda.

Serviço

Bloco das Crianças

Quando. Domingo, 16 de fevereiro de 2025, a partir das 7h (concentração)

Onde. Praça da Estação

Quanto. Gratuito

The post Bloco das crianças terá percussão e coral formados pelos pequenos appeared first on Culturadoria.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.