A Praia secreta de Florianópolis existe mesmo

Se você acha que já conhece todas as praias de Florianópolis, pode estar enganado. A Ilha da Magia tem 42 praias exuberantes, mas, até pouco tempo, uma delas passava despercebida. E não é à toa, a praia é mesmo secreta; pouquíssimas pessoas frequentam, e até alguns moradores próximos a desconhecem. Nós fomos até lá.

Já começo dando uma pista: a praia fica no leste da ilha. Calma, já vou passar a localização certinha para você se aventurar nesse paraíso.

Como toda praia secreta, para chegar até ela é necessário vencer alguns obstáculos, no caso, uma trilha. São de 20 a 30 minutos (dependendo da velocidade e paradas) para chegar. Na ida, a subida de um morro é no início da trilha. Há vários pontos que dificultam a mobilidade para pessoas idosas ou com deficiência, portanto, não recomendamos para este público.

Foto: Portal Norte da Ilha

Não vá de chinelos; há muitas pedras escorregadias. O tênis é item obrigatório. Também há os obstáculos da mata fechada, com arbustos espinhosos que exigem atenção. Calça de moletom, meias de cano alto ou botas resolvem o problema.

É importante ficar atento e marcar os locais por onde passou para não se perder na volta. Existe uma bifurcação que pode confundir: à esquerda é para a famosa e conhecida praia do Gravatá, e à direita, para a praia secreta (anote essa dica).

Outro ponto é que, até chegar na praia, não se tem vista para o mar, porque a mata cobre toda a visão, mas você consegue ouvir as ondas à distância.

Foto: Portal Norte da Ilha

E, um pouco mais à frente, finalmente chegamos. Aí está a praia secreta, uma prainha cercada por montanhas, localizada entre a Praia da Joaquina e a Gravatá. São apenas 40 metros de faixa de areia. É preciso ficar atento à maré, que, conforme o dia e horário, sobe e esconde a praia secreta.

No dia em que decidimos conhecer a praia secreta, o tempo estava instável e virou de repente, então nada de mar clarinho e calmo. A experiência foi incrível e, no nosso caso, vai exigir um repeteco em um dia de sol firme.

Foto: Portal Norte da Ilha

Como Chegar:

O caminho é pela Lagoa da Conceição em direção à Joaquina. No GPS, coloque “Servidão Mata Atlântica”; é uma estradinha curta à esquerda. Lembre-se: respeite os moradores e nada de estacionar o carro de qualquer jeito, obstruindo a passagem ou as garagens.

Espero que aproveitem!

Veja o vídeo e inscreva-se em nosso canal

Adicionar aos favoritos o Link permanente.