Android emite aviso de terremoto no Brasil, mas é um erro

Os moradores de São Paulo e Rio de Janeiro receberam, durante a madrugada, um aviso de terremoto gerado diretamente pelo sistema Android. Trata-se de um erro: não ocorreu nenhum abalo sísmico nestas regiões. Ainda assim, as pessoas estão acordando na manhã desta sexta-feira (14) e se assustando com a suposta informação diretamente na tela do celular.

Afinal de contas, o que aconteceu?

O Google, responsável pelo sistema Android, possui há anos iniciativas para detectar terremotos e rapidamente exibir nos smartphones das pessoas. A ideia é que as pessoas na região afetada pelo abalo sejam avisadas o quanto antes para que possam tomar as devidas providências, como se abrigar em locais seguros.

Ainda não se sabe quais destas tecnologias apresentaram falha hoje, mas vamos conhecê-las mesmo assim.

  • Serviço de Localização de Emergência do Android (ELS) – O Google trabalha neste sistema desde 2016. Uma grande expansão foi divulgada em 2020, de modo que mais de 800 milhões de pessoas em 29 países foram beneficiadas por telas no Android que ajudam a “reduzir os tempos de resposta a emergências em todo o mundo, melhorando o acesso a informações precisas de localização”.
  • Sistema de Alertas de Terremotos do Android – Apresentado também em 2020, este sistema criou o que o Google chama de “maior rede de detecção de terremotos do mundo”. “O Android trabalhou com líderes em sismologia para criar o Alerta de Terremoto. Assim que um tremor é detectado, um alerta é enviado para o seu Android e te dá preciosos segundos para encontrar cobertura ou um local seguro.

Android emite aviso de terremoto no Brasil, mas é um erro

Adicionar aos favoritos o Link permanente.