Lula diz que vai “reagir” a tarifas de Trump nas importações de aço

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que o Brasil reagirá às tarifas impostas pelos Estados Unidos sobre o aço brasileiro.

Em entrevista à Rádio Clube do Pará nesta sexta-feira (14), Lula declarou: “Se taxar o aço brasileiro, nós vamos reagir comercialmente, ou vamos denunciar na Organização do Comércio, ou vamos taxar os produtos que a gente importa deles”.

A declaração do chefe de Estado brasileiro ocorre após Donald Trump, assinar um memorando que impõe uma tarifa de 25% sobre as importações de aço e alumínio, afetando diretamente o Brasil, um dos principais fornecedores do material para os EUA.

Lula destacou que, embora deseje manter relações harmoniosas com os EUA, haverá reciprocidade caso medidas sejam tomadas contra o Brasil. Ele também criticou o protecionismo do presidente americano, afirmando que contradiz a histórica defesa do livre comércio pelos EUA.

O mandatário brasileiro enfatizou ainda que o país não busca conflitos, mas está preparado para responder a ações que prejudiquem seus interesses comerciais. “Nós queremos paz, não queremos guerra. Nós não queremos atrito com ninguém”, afirmou.

Lula ressaltou que, durante décadas, os EUA promoveram o livre comércio de forma intensa, especialmente após os anos 1980, e que agora adotam uma postura protecionista que vai contra esse histórico.

A relação comercial entre Brasil e Estados Unidos é equilibrada, com os EUA mantendo um superávit comercial desde 2008. No ano passado, as exportações brasileiras para o mercado americano somaram US$ 40,3 bilhões.

Conheça as redes sociais do DCM:

⚪Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo

🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Adicionar aos favoritos o Link permanente.