Gilmar tranca processo de Bolsonaro contra Guga Noblat: “Liberdade de expressão”

Gilmar Mendes, ministro do STF. Foto: reprodução

Enquanto a liberdade de expressão está em pauta e é defendida a todo custo por bolsonaristas nas redes sociais, o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), trancou uma ação que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) movia contra o jornalista Guga Noblat. A ação começou após Noblat afirmar que o ex-presidente “deu abrigo” e “incitou” os golpistas do 8 de janeiro.

Com o fim da ação no STF, um grupo de advogados, liderados por Kakay, celebra o “precedente” aberto por Mendes, destacando “a coragem e proficiência” do magistrado. Na nota enviada ao DCM, os advogados afirmam que o resultado favorece a “liberdade de manifestação e de crítica” no Brasil. Leia o comunicado:

O ministro Gilmar Mendes, com a coragem e a proficiência que lhe são usuais, determinou o trancamento da ação penal privada movida pelo ex-Presidente da República Jair Bolsonaro contra o jornalista Gustavo Noblat, em razão de publicações de informações de interesse público referentes ao possível envolvimento do então mandatário nos atos antidemocráticos.

Durante a audiência de instrução, na presença do ex-Presidente, a defesa técnica deixou claro que os fatos posteriores comprovaram largamente a correção de tudo que foi afirmado nas matérias questionadas. A ação movida era claramente uma tentativa de instrumentalizar o Poder Judiciário para intimidar um jornalista e a imprensa.

Conforme exposto na irretocável decisão, a liberdade de expressão, enquanto direito fundamental previsto na Constituição da República, tem, sobretudo, um caráter de pretensão a que o Estado não exerça censura, devendo ser resguardado o livre debate de ideias e o pluralismo de opiniões.

A democracia brasileira ganha muito com esse precedente a favor da liberdade de manifestação e de crítica.

Antônio Carlos de Almeida Castro, Kakay
Roberta Castro Queiroz
Marcelo Turbay Freiria
Liliane de Carvalho Gabriel
Álvaro Guilherme Chaves
Ananda França de Almeida
Almeida Castro, Castro e Turbay Advogados

O jornalista Guga Noblat e o ex-presidente Jair Bolsonaro. Foto: reprodução
Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link
Adicionar aos favoritos o Link permanente.