Programa ‘Turismo Qualificado BC’ segue com vistorias em empresas que buscam a renovação dos selos

O programa ‘Turismo Qualificado BC, lançado em 2023, para qualificar ainda mais os estabelecimentos e prestadores de serviços turísticos, será mantido pela nova gestão da Secretaria de Turismo. As vistorias em estabelecimentos que buscam a renovação dos Selos Sustentabilidade e Atendimento ao Turista, em andamento,  reiniciaram em janeiro.

O programa certifica os estabelecimentos cadastrados no Cadastur, do Ministério do Turismo. O Selo será concedido em cinco eixos: Sustentabilidade, Atendimento ao Turista, Acessibilidade, Segurança e Medidas Sanitárias.

O primeiro Selo lançado em Balneário Camboriú foi Sustentabilidade em 2023 e em 2024 foi o de Atendimento ao Turista. No segundo semestre deverá ser lançado o terceiro selo em Balneário Camboriú. 

Os estabelecimentos são classificados nas categorias Bronze, Prata e Ouro, representadas por estrelas, e possuem um QR Code que permite aos turistas acessar mais informações sobre as práticas adotadas. 

O site do programa também divulga quais estabelecimentos estão qualificados, os critérios seguidos e a categoria alcançada.

Investimento em qualidade

A turismóloga Luciana Vargas, responsável pelo programa desde o lançamento, disse que o Selo adesivo 2025/2026 está sendo confeccionado e nas próximas semanas já haverá novas entregas.

“O programa é muito importante porque a cidade tem elevado padrão de qualidade, tanto nas edificações quanto na infra-estrutura que tem melhorado. A gente gostaria de melhorar o perfil do turista, não desmerecendo aqueles que nos visitam, mas dizendo que também queremos um turista mais qualificado”, disse Luciana.

Ela segue dizendo que o selo vem de encontro a estes propósitos, porque os cinco eixos são elementos chave na percepção, são a base de um destino turístico inteligente, que se programa para a qualidade e que podem diferenciar a cidade de outros destinos que têm essa vocação, mas ainda não tem essa medida.

Demanda precisa crescer

(Divulgação/PMBC)

O Selo Sustentabilidade tem hoje 32 empresas certificadas, sendo 12 na categoria Bronze; 12 na Prata e 6 na Ouro. Porta-vozes: 15 guias de turismo.

O Selo Atendimento ao Turista tem 50 empresas certificadas, sendo 26 Ouro, 4 Prata e 13 Bronze. Porta-vozes: 7 guias de turismo.

Luciana explicou que esses números acompanham o lançamento do programa há dois anos, mas o objetivo é aumentar a demanda. 

Os guias de turismo passaram por capacitações nas duas categorias e estão aptos a indicar aos turistas os estabelecimentos qualificados que ostentam os selos e sugerir que procurem ou optem por eles em sua estada na cidade.

As primeiras vistorias do ano

“Estamos na fase de vistoria de qualificação para quem está renovando ambos os selos, alguns estabelecimentos estão subindo de categoria, para logo em seguida fazer a entrega”, informou Luciana.

Vistoria para renovação do Selo Sustentabilidade no PZ Ecomall (Divulgação/Sectur)

As primeiras vistoriadas nesta gestão são a empresa PZ Ecomall – que já é categoria Ouro em Sustentabilidade – mostrou sua composteira, um dos critérios para garantir essa categoria.  

“A sustentabilidade para nós é muito importante, eu acredito muito na proposta do PZ Ecomall e esse ecossistema para a gente mostrar a sustentabilidade que a gente tanto se preocupa”, disse o gerente da PZ Ecomall, Marcio Renato Casadei. 

Vistoria para renovação do Selo Sustentabilidade no Convention Bureau (Divulgação/Sectur)

A segunda entidade vistoriada para garantir a renovação do Selo em Sustentabilidade foi o BC Convention – que já é categoria Bronze. 

“O selo de sustentabilidade vem cada vez mais forte, sendo importante tanto para a nossa cidade, porque muitas pessoas buscam um destino sustentável, e também é um requisito que muitas pessoas estão procurando. Então, para nós que trabalhamos com a promoção do destino, é um diferencial”, disse a analista de marketing do BC Convention, Ana Neulaender.

Os estabelecimentos  interessados em participar do processo de qualificação devem entrar em contato com a Secretaria de Turismo de Balneário Camboriú,  pelo telefone (47) 3267-7067. O programa é gratuito, ou seja, não há cobrança de nenhuma taxa para a empresa que desejar participar. 

Renovação

Para os estabelecimentos que já possuem o selo e desejam renovar, o procedimento será o mesmo: profissionais da Sectur irão visitar e fazer a conferência e reconhecimento das boas práticas. 

Serviço:

Para mais informações e agendamento de vistorias, acesse o site oficial do programa seloturismoqualificadobc.com.br ou entre em contato pelo telefone (47) 3267-7067.

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