Diário, exercícios e 7 horas “inegociáveis” de sono: conheça rotina do CEO da Airbnb

O CEO da Airbnb, Brian Chesky, alcançou muitas conquistas em seus 43 anos de vida. Para citar algumas: lançou uma marca de US$ 100 bilhões, se formou em artes com especialização em design industrial, fez amizade com um ex-presidente dos EUA e se tornou fisiculturista.

No entanto, o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal é um pouco complicado.

“Há muitas coisas sobre as quais afirmo saber muito, e equilíbrio entre trabalho e vida pessoal não é uma delas,” diz Chesky à Fortune. “Tenho 43 anos e sou solteiro, então as melhores pessoas para responder a essa pergunta são aquelas com famílias.”

O fundador millennial afirma que, embora tenha alcançado “um excelente equilíbrio entre trabalho e vida pessoal para uma pessoa solteira”, não acredita que seu estilo de vida atual seja propício para a vida familiar. No entanto, ele é pai de uma animada Golden Retriever de três anos chamada Sophie Supernova, que, segundo Chesky, “libera mais energia do que uma estrela em explosão.”

“Consegui ter o luxo de automatizar as coisas,” explica Chesky, liberando tempo para exercícios, viagens, leitura e conexão com amigos.

“Meus pais, quando eu era criança, cortavam a grama, limpavam a casa, lavavam a louça,” diz ele. “Eu tentei automatizar o máximo que pude, para que o tempo que gasto seja dedicado a trabalho ou atividades de lazer verdadeiras e com o mínimo de logística possível.”

Chesky enfatiza que é um “privilégio” poder automatizar suas tarefas, mas “às vezes vou ao supermercado só para não perder a sanidade, para viver no mundo,” diz ele. “Só faço isso periodicamente porque estou trabalhando muito.”

No entanto, Chesky tem uma dica para gerenciar o dia a dia agitado de uma marca da Fortune 500 avaliada em US$ 100 bilhões: o diário.

“Eu mantenho um diário e um aplicativo de notas digitais, como o Apple Notes, e todos os dias escrevo notas para mim mesmo,” diz ele, embora muitas vezes não sejam frases completas. “Os prós são mais como pontos de bala, e é qualquer coisa que vem à mente.”

Entre outros conselhos de liderança — incluindo encorajar CEOs a escolher favoritos — Chesky deu à Fortune uma visão exclusiva de sua rotina diária, que ele admite começa “bem tarde” para um empreendedor.

A rotina diária do CEO da Airbnb

8h30: A maioria dos empreendedores defende um começo de dia cedo para aproveitar o tempo pessoal antes de correr para o escritório. Para Chesky, sua rotina diária “começa bem tarde, porque vou para a cama bem tarde.”

Mesmo com um início mais tarde, as primeiras tarefas do executivo ainda são focadas na produtividade, começando com um pouco de cardio, como o StairMaster ou uma caminhada com seu cachorro. Chesky, um ex-fisiculturista competitivo, observa que sua rotina de exercícios matinal começa com o estômago vazio “quando estou com baixo nível de glicose.”

“Há muitas colinas onde moro, então tento fazer isso por cerca de 20 minutos de manhã,” diz ele. “Então, começarei meu dia.”

9h: Enquanto as segundas-feiras são frequentemente passadas trabalhando de casa, durante o restante da semana, Chesky toma banho e come um café da manhã leve antes de ir para a sede da Airbnb em São Francisco. Como apreciador de café, Chesky pode desfrutar de uma a duas xícaras de café preto, sem leite ou açúcar.

10h: As reuniões de Chesky começam, mas ele enfatiza sua preferência por um dia de trabalho “não estruturado.”

“Geralmente não gosto de ter reuniões consecutivas,” diz ele. “Gosto de ter algum tempo livre para vagar e poder fazer algum trabalho concentrado.”

Chesky também abomina reuniões individuais com subordinados diretos, preferindo reuniões com múltiplos participantes.

“O modelo de reuniões individuais é falho. É uma reunião recorrente de uma hora em que o funcionário controla a pauta,” diz ele. “O que acontece é que muitas vezes eles não falam sobre as coisas que você quer discutir, e você acaba se tornando como o terapeuta deles.”

12h: Chesky faz cinco refeições ao longo do dia, começando às 9h, fazendo uma pausa para o almoço ao meio-dia, desfrutando de um lanche às 15h, jantar às 18h e terminando com outro lanche às 21h.

“O único aviso é que também faço um pouco de jejum intermitente,” diz ele. “Descobri que isso é meio útil.”

15h: Chesky desfruta de sua terceira refeição do dia e pode fazer uma pausa para atravessar o grande espaço de escritório da Airbnb e cumprimentar colegas.

Recentemente, o executivo também implementou a Meditação Transcendental — a prática de pausar por até 20 minutos duas vezes ao dia — em sua rotina para ajudar com estresse ou sobrecarga.

“Mas eu não faço isso por 20 minutos, duas vezes ao dia,” diz ele. “Sou sortudo se conseguir fazer isso algumas vezes por semana.”

18h: A agenda de reuniões de Chesky tende a diminuir após as 18h, mas seu dia de trabalho raramente termina ao final do expediente, e ele raramente para de se comunicar com seus colegas. No entanto, Chesky diz que quase nunca envia e-mails. Em vez disso, os e-mails são reservados apenas para tópicos sérios ou sutis, e ele responde “com o mínimo de palavras possível.”

“A maneira de se comunicar comigo é quase inteiramente por mensagem de texto,” diz ele.

19h30: O segundo treino de Chesky do dia começa por volta das 19h30 com um personal trainer. O CEO treina com pesos quatro vezes por semana e termina com meia hora de cardio antes de voltar para casa.

21h30: Chesky passa metade das noites de semana com uma mistura de atividades pessoais, como encontrar amigos, ler, desenhar ou assistir TV. A outra metade da semana pode ser gasta concentrando-se em trabalho concentrado.

“Às vezes, ligo para funcionários que estão disponíveis à noite para saber como estão, ou faço trabalho realmente concentrado, e posso estar escrevendo das 22h à 1h,” diz ele. “Não faço isso toda noite, mas se realmente quero fazer um trabalho profundo, farei isso.”

1h30: Chesky, junto com Melinda French Gates, que recentemente considerou o fenômeno “tão estúpido”, rejeita a noção de que CEOs devem abrir mão de um sono adequado em favor da produtividade.

“[Um] não negociável é que quero tentar dormir pelo menos sete horas,” diz ele. “Sei que há pessoas que vivem com quatro, cinco, até seis horas de sono, mas a hora extra que você economiza não dormindo provavelmente torna cada hora do dia seguinte um pouco menos produtiva.”

c.2025 Fortune Media IP Limited
Distribuído por The New York Times Licensing Group

The post Diário, exercícios e 7 horas “inegociáveis” de sono: conheça rotina do CEO da Airbnb appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.