Nasa diz que asteroide tem 3,1% de chances de colidir com a Terra em 2032

Um asteroide com até 91 metros de diâmetro pode colidir com a Terra em 2032, de acordo com a Nasa. Embora a agência afirme que as chances de uma colisão são “extremamente baixas”, a probabilidade aumentou desde a descoberta do objeto, identificado como 2024 YR4.

Atualmente, a possibilidade de impacto é estimada em 3,1%, ou 1 em 32, um aumento em relação à estimativa inicial de 1,2% divulgada no final de janeiro. A Nasa disse que, até o momento, “nenhum outro grande asteroide conhecido tem uma probabilidade de impacto acima de 1%”.

A agência está monitorando a órbita do asteroide e acredita que o “risco de impacto” pode ser descartado no futuro. Contudo, também existe a possibilidade de que a probabilidade de impacto continue a aumentar à medida que mais informações se tornem disponíveis.

O asteroide 2024 YR4 foi detectado pela primeira vez pelo sistema de alerta de impacto terrestre de asteroides, localizado no Chile, em 27 de dezembro de 2024. Desde então, pesquisadores têm utilizado telescópios terrestres para estudar o objeto.

A Nasa estima que o asteroide tenha entre 40 e 91 metros de diâmetro e, caso realmente colidisse com a Terra, o impacto ocorreria a uma alta velocidade de aproximadamente 61.000 km/h.

Embora um asteroide dessa magnitude possa causar danos locais significativos, não representaria uma ameaça global, ao contrário de asteroides muito maiores. Em março, o Telescópio Espacial James Webb irá observar o asteroide para obter uma melhor avaliação de seu tamanho.

A Nasa informou que o 2024 YR4 continuará visível para observatórios terrestres até abril, mas se tornará muito fraco para ser detectado até junho de 2028.

The post Nasa diz que asteroide tem 3,1% de chances de colidir com a Terra em 2032 appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.