Huawei lança versão global do dobrável triplo Mate XT

A Huawei anunciou nesta semana o lançamento global do Mate XT, seu celular dobrável com duas dobras — mas você também pode chamá-lo de trifold. Contudo, o lançamento não é tão global assim: Brasil e Estados Unidos estão de fora, cada um por motivos diferentes. Na Europa, o celular chegou com o preço sugerido começando em 3.499 euros (R$ 20.878).

Quais as especificações do Huawei Mate XT?

O Huawei Mate XT é equipado com o processador Kirin 9000. Por conta das sanções estadunidense, motivo pelo qual o celular não será vendido nos EUA, a empresa está proibida de usar os SoCs da Qualcomm.

O trifold ou dobrável de três telas tem 16 GB de memória RAM e três opções de armazenamento: 256 GB, 512 GB e 1 TB.

A tela, o maior destaque do Huawei Mate XT, mede 10,2 polegadas no seu tamanho completo, com resolução até 3K. O usuário ainda pode usar mais duas configurações. Com o celular totalmente fechado, o smartphone fica com 6,9 polegadas e Full HD+. Usando duas telas, o display mede 7,9 polegadas e resolução máxima de 2K.

Ao contrário do que acontece com a enorme maioria dos dobráveis do tipo caderno, aqueles com uma única dobra, o Huawei Mate XT não possui tela externa. O display que fica para fora quando o celular está totalmente fechado é parte da única tela.

As câmeras não são os focos do mercado de dobráveis, o que explica o conjunto triplo de lentes com sensor principal de 50 MP — resolução menor que os celulares premiums da Samsung e marcas chinesas. A bateria tem capacidade de 5.600 mAh e carregamento rápido de 66 W com fio.

Lançamento global pode ligar alerta na Samsung

A Samsung foi a pioneira no mercado dos celulares dobráveis. Contudo, mesmo já tendo apresentado conceitos de dobráveis de três telas, viu a Huawei ser a primeira fabricante com um celular fold de duas dobras.

Durante o lançamento da linha Galaxy S25, um trecho da apresentação da Samsung mostrou um ícone de um celular de três telas — ao lado de um headset VR e um óculos smart. Rumores reforçam que a resposta da Samsung à Huawei vem em agosto, junto do Galaxy Z Fold 7 e Galaxy Z Flip 7.

Com o lançamento global do Huawei Mate XT, a Samsung deve correr para não perder espaço para a concorrente. A vantagem da sul-coreana é a sua presença no mercado estadunidense e maior capacidade de produção global.

A Samsung está presente em praticamente todos os continentes e países, enquanto a Huawei segue a estratégia de negócio de outras chinesas: lançamentos limitados para os países, sendo que às vezes os celulares premiums não são disponibilizados em alguns lugares.

No Brasil, por exemplo, a Huawei encerrou a venda de celulares, focando apenas em acessórios. A Xiaomi vende apenas alguns topos de linha por aqui, mas não os dobráveis.

Com informações de GSMArena e 9to5Google

Huawei lança versão global do dobrável triplo Mate XT

Adicionar aos favoritos o Link permanente.