Em evento do PT, Zé Dirceu diz que partido ainda é “a esperança do Brasil”

Zé Dirceu

Neste sábado (22) o Partido dos Trabalhadores (PT) comemorou seu 45º aniversário e o ex-ministro José Dirceu destacou a capacidade de mobilização e renovação da sigla, afirmando que ela “continua sendo a esperança do Brasil”. Em entrevista concedida ao ex-deputado estadual Adriano Diogo, Dirceu enfatizou a importância de reunir “a militância do PT, os seus dirigentes parlamentares com a presidência do presidente Lula” para celebrar a trajetória do partido, que já governou o país cinco vezes.

“É importante porque dá início também ao processo nosso de eleição direta das novas direções, um processo de fortalecer o PT para 26”, afirmou Zé Dirceu, referindo-se ao ciclo político que se aproxima. Ele ressaltou ainda que a comemoração impulsiona a união dos setores do PT em torno de uma agenda democrática e popular, sobretudo no momento em que o país se vê diante de graves acusações contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.

A celebração ocorreu em meio à repercussão da denúncia formal da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra Bolsonaro e outros 33 aliados, acusados de tentar dar um golpe de Estado em 2022. Segundo a acusação, o ex-presidente liderou uma organização criminosa armada para abalar o Estado Democrático de Direito, incorrendo em crimes como dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado, além de supostamente pressionar militares na edição de um decreto que visava impedir a posse de Luiz Inácio Lula da Silva.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Adriano Diogo (@adrianodiogopt)

A PGR aponta que desde 2021 Bolsonaro vinha adotando uma postura de ruptura com a democracia, questionando o sistema eleitoral e atacando instituições. O cerco ao ex-presidente se intensificou após a anulação das condenações de Lula e a consequente vitória do petista nas eleições de 2022. Com o fortalecimento das investigações, surgiram evidências de que Bolsonaro teria editado pessoalmente uma minuta de decreto para instaurar estado de defesa, pressionando comandantes das Forças Armadas a aderirem ao plano golpista.

Para Dirceu, o contexto atual reforça a necessidade de o PT reafirmar seus valores e liderar o debate democrático. “É o momento também que o país vai se encontrar com a democracia, com a denúncia pelo golpe de Estado, que é um crime de alta traição comandada por Jair Bolsonaro”, disse o ex-ministro, reiterando a importância de fortalecer a sigla e suas bases militantes diante dos desafios políticos que o Brasil enfrenta.

Ao final da entrevista,  o ex-ministro e ex-deputado reiterou a convicção de que a história do PT – marcada por conquistas sociais e enfrentamentos políticos – seguirá se entrelaçando ao futuro da democracia brasileira. “Reunir a militância, somar forças e defender as instituições democráticas são passos fundamentais para que o PT siga como a grande esperança do Brasil”, concluiu.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Adicionar aos favoritos o Link permanente.